Acesso à informação #CancerDeMama #OutubroRosa2014
Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat)

O Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat) tem por meta fundamental a investigação do processo de trabalho e da formação dos trabalhadores de nível médio e técnico, assim como o desenvolvimento de processos de formação, norteados pela reflexão crítica acerca das relações entre a educação profissional e o processo de trabalho voltado para a atenção em saúde.

Constituem suas atividades o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico direcionados à qualificação profissional comprometida com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, o Laborat organiza as suas ações articulando conhecimentos dos campos da saúde, da educação e do trabalho.

As ações do Laborat voltadas para o ensino são desenvolvidas principalmente em torno de cursos de especialização técnica e de formação continuada de trabalhadores da área da saúde. Além destas, participa nos demais cursos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) contribuindo, principalmente, no campo das políticas públicas de atenção à saúde.

Um outro objetivo importante consiste na produção de material didático voltado para a formação de nível médio, buscando desenvolver metodologias e estratégias para a constituição de bibliografia de referência e apoio aos alunos e docentes desse nível de ensino e o fortalecimento das bibliotecas públicas associadas às Escolas Técnicas do SUS.

Busca-se implementar estratégias de difusão do conhecimento, em sintonia com o papel de referência da EPSJV em relação à educação profissional em saúde, reconhecendo que a qualificação dos trabalhadores de nível médio aumenta a base profissional capaz de intervir no campo da saúde com condições de contribuir para a materialização de uma atenção integral e equânime de qualidade.