Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Seminário discute as redes de atenção à saúde

Evento é voltado para os alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/11/2014 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

 “Regionalização e Redes de Atenção à Saúde: possibilidades e desafios” foi o tema do Seminário de Gestão em Saúde realizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), nos dias 29 a 31 de outubro. O evento, que acontece todos os anos, é voltado para os alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde na habilitação de Gerência em Saúde.

No dia 29, após a abertura do evento, os alunos da 3ª série de Gerência em Saúde apresentaram a mesa-redonda “Regionalização e rede de atenção ao câncer: percepções construídas pelos estudantes no Segundo Componente do Eixo Práxis do Curso Técnico em Gerência e Saúde”. À tarde, as professoras Rosana Kuschnir e Patrícia Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), falaram sobre “Regionalização e redes de atenção à saúde: caminhos para a integralidade? – Concepções e experiências”.

“Regiões e redes: desafios do acesso e da governança regional” foi o tema da mesa-redonda apresentada no dia 30 de outubro pelos professores Luciana Dias de Lima (Ensp/Fiocruz) e Francisco Viacava, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). No mesmo dia, à tarde, aconteceram as oficinas de reflexão e construção lúdica, com os temas: Concepções de regionalização e redes; Experiências de regionalização e redes; Acesso e fluxos; e Governança regional.

No dia 31 de outubro, foi realizada a mesa-redonda “Regionalização é o futuro? – Desafios da construção de regiões e redes no SUS”, com a professora Adelyne Mendes (EPSJV/Fiocruz). E para encerrar o seminário, foram apresentadas as atividades lúdicas construídas durante as oficinas do dia anterior e foi feita a avaliação do seminário.