Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Nota de repúdio à violência no RJ

O Conselho Deliberativo da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) manifesta repúdio à violência que vem afetando a vida de moradores, trabalhadores e estudantes do Rio de Janeiro.

Hoje, por volta das 9h30, duas servidoras da Escola estavam a caminho do trabalho quando seu carro foi atingido por tiros. O veículo saía da Linha Vermelha, sentido Avenida Brasil, rumo ao acesso da Linha Amarela. Na região das comunidades da Vila do João e do Timbau, naquele momento, se desenrolava um confronto entre a polícia e facções criminosas. Um projétil perfurou um pneu e outra bala a lanterna traseira direita, chegando ao painel dianteiro do carro. Felizmente, as trabalhadoras não foram atingidas e passam bem.

Contudo, a comunidade escolar sofre diante de mais um episódio de violência que se soma a muitos outros vividos por seus trabalhadores e estudantes. As comunidades da Maré e de Manguinhos, onde a EPSJV está localizada, são palco de um terrível e rotineiro espetáculo de incursões e operações policiais, além de confrontos entre grupos rivais. A cada nova violência sofrida, a cada vida perdida ressurge a pergunta: quando isso terá fim? O CD EPSJV recrimina a política de segurança do Estado que perpetua essa tragédia humana, social e civilizacional.