Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

NOTA DE REPÚDIO - Basta de práticas ditatoriais!

Basta de práticas ditatoriais!

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz, vem a público repudiar a violência de Estado cometida contra o reitor e outros trabalhadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trágico suicídio do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, exposto publicamente a constrangimento semelhante, apesar de recente, parece não ter sido suficiente para impedir que esse tipo de ilegalidade promovida pelo próprio aparelho estatal continue a se repetir. Sob o argumento de supostos desvios de verba, desenvolvem-se não investigações baseadas nos princípios do Estado Democrático de Direito, mas espetáculos de exposição e condenação pública e midiática.

Como historicamente denunciamos a violência de Estado que assola as favelas e periferias urbanas - onde o Estado só mostra seu braço repressor e, muitas vezes, à revelia da lei -, é preciso agora denunciar a violação das liberdades individuais e coletivas que tem se tornado cotidiana na ação de alguns entes do aparelho estatal brasileiro.

Mais do que isso, é preciso ressaltar que esse processo atinge em cheio as instituições públicas de ensino e pesquisa, aquelas que, por meio da ciência e do pensamento crítico, representam uma pequena parte do Estado que se coloca, de fato, a serviço de camadas mais amplas e mais necessitadas da sociedade. Instituições que, por sua própria natureza e missão, exercitam a democracia que neste momento está sob ataque no nosso país. É espantosa a coerência desse ataque, que se dá no plano jurídico, por meio de conduções coercitivas e mecanismos afins, no plano macropolítico, por medidas de desfinanciamento e enfraquecimento das instituições públicas, e no plano midiático, por um processo de difamação e desvalorização dos seus servidores e da sua relevância social.

Toda solidariedade aos sujeitos e entidades atingidas por mais essa “página infeliz da nossa História”. Basta de ilegalidades em nome da lei. Basta de práticas difamatórias e ditatoriais!