Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Nota do Conselho Deliberativo da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz manifesta apoio ao Centro de Formação Paulo Freire

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem expressar apoio e solidariedade ao Centro de Formação Paulo Freire.

Localizado no Assentamento Normandia, na cidade de Caruaru, o Centro foi criado há 20 anos a partir do investimento da cooperativa dos assentados e em acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Desde então, se transformou em um espaço de formação e capacitação de assentados não só do estado de Pernambuco, mas do Nordeste e em âmbito nacional.

Hoje, sua infraestrutura conta com alojamento com capacidade para 240 pessoas, auditório que abriga aproximadamente outras 800, salas de aulas, refeitório, cozinha, Tele Centro, Casa da Juventude, uma Academia do Campo, quadra esportiva e uma creche. No espaço funcionam também três agroindústrias: de beneficiamento de carne; raízes e tubérculos; e pães e bolos.

Ao longo de sua história, o Centro realizou processos formativos com distintas universidades e instituições públicas em diversas áreas do conhecimento, inclusive com unidades da Fiocruz. Recebeu eventos internacionais como o Foro da Terra, além de ter promovido vários encontros nacionais, constituindo-se como referência de formação e capacitação, sobretudo no ramo da agroecologia.

A EPSJV desenvolveu duas turmas do Curso de Especialização Trabalho, Educação e Movimentos Sociais que teve entre seus estudantes assentados do Normandia.  A primeira no período de que vai de 2011 a 2013, com o apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); e a segunda entre 2013 e 2015, envolvendo o Programa de Residência Agrária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pela sua relevância e trajetória, a EPSJV se manifesta contra o pedido de reintegração de posse feito pelo Incra e concedida pela 24ª Vara Federal de Caruaru.