Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Representantes da EPSJV se reúnem com assessora da OPAS

No encontro, foram avaliados os projetos do Plano de Trabalho da EPSJV como Centro Colaborador da OPAS/OMS
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 25/05/2017 13h32 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Direção da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) se reuniu, no dia 12 de maio, com a Assessora Regional de Enfermagem e Técnicos em Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Silvia Cassiani, para avaliar o seguimento do Plano de Trabalho da EPSJV como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde para os anos de 2016-2020. No encontro, também foram discutidas outras possibilidades de cooperação internacional, em especial o apoio da Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), exercida pela EPSJV, para a reativação do capítulo Centro América e Caribe da RETS.

“O Plano de Trabalho com a OPAS é uma prioridade institucional e um compromisso não só da Direção da Escola como de seu Conselho Deliberativo. Isso garante sua continuidade para além da atual gestão, que está encerrando seu mandato”, disse o diretor da EPSJV, Paulo Cesar de Castro Ribeiro, que participou da reunião junto com a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Marcela Pronko; o coordenador de Cooperação Internacional da EPSJV, Geandro Pinheiro; as assessoras de Cooperação Internacional, Ingrid D’avilla Freire Pereira e Luciana Milagres; e Sebastian Tobar, representando a Coordenação de Cooperação Internacional da Fiocruz.

Plano de Trabalho

Na reunião, forma avaliados os projetos do Plano de Trabalho da EPSJV como Centro Colaborador da OPAS/OMS para identificar as dificuldades e verificar as possibilidades de avanço. Entre os projetos estão a construção de uma metodologia de avaliação para cooperações técnicas e a Pesquisa Multicêntrica, que a OPAS poderá apoiar indicando e articulando nos países instituições e pessoas que possam colaborar.

A sustentabilidade e viabilidade do Plano de Trabalho do ponto de vista financeiro também foi tema da reunião. “Avaliamos conjuntamente que o fortalecimento político das articulações em torno do Centro Colaborador pode contribuir para enfrentar essa questão. Entre as iniciativas pensadas, que poderia facilitar o trabalho na região sobre trabalhadores técnicos de saúde, seria tentar aprovar uma Resolução dos Ministros sobre os Técnicos de Saúde, dando mandato a OPAS para trabalhar neste sentido”, disse Geandro, acrescentando que, para isso, foi proposta a elaboração de um documento que possa dar visibilidade ao tema. A EPSJV irá construir as bases desse documento e, junto com a OPAS, buscar articulações para que ele seja apresentado por algum país.

Também ficou acertado que a EPSJV, com a participação da Presidência da Fiocruz, irá tentar construir uma atividade nos marcos do 4º Fórum Global sobre Recursos Humanos em Saúde, que será realizado em Dublin, de 13 a 17 de novembro 2017.

Fortalecimento das escolas técnicas

Na reunião, Silvia Cassiani também falou sobre uma demanda da Bolívia em relação ao fortalecimento das Escolas Técnicas de Saúde em âmbito nacional e solicitou uma maior aproximação entre as instituições bolivianas e a EPSJV, com o apoio da OPAS. A assessora da OPAS também solicitou que a EPSJV replique para outros países o Curso de Formação de Formadores, que está em andamento no Uruguai, iniciando por uma experiência piloto na Bolívia, com uma matriz comum e módulos adaptáveis às realidades de cada país, ampliando a utilização de instrumentos de modalidade virtual.

Como o curso do Uruguai foi planejado na modalidade presencial, com uma reduzida carga virtual, para atender à demanda da OPAS, a equipe docente da EPSJV se comprometeu a trabalhar na construção de um projeto formativo, avaliando possibilidades de aumentar a parte virtual. “Também apontamos que seria importante, para avançar em uma proposta para Bolívia e também para os outros países, fazer uma missão para conhecer melhor a realidade dos países onde irão se desenvolver os cursos. Isso é importante e imprescindível para a formulação dos currículos e plano de cursos”, disse o coordenador da Cooperação Internacional, Geandro Pinheiro.

Reativação

Outra demanda discutida na reunião foi a solicitação da Costa Rica para a reativação do capítulo Centro América da Rede Internacional de Técnicos em Saúde (RETS), que já conta no último ano e meio com apoio da Secretaria Executiva da RETS exercida pela EPSJV. Em março de 2017, durante a III Convenção de Tecnologias em Saúde, realizada em Cuba, foi realizada uma oficina de planejamento para a construção da proposta de reativação. Na reunião na EPSJV, ficou acordado que é preciso fortalecer o apoio à execução do plano pactuado entre os participantes da oficina e avançar no levantamento das instituições de formação de técnicos em saúde dos países da Centro América e do Caribe, tentando construir um cadastro delas e, por consequência, o direcionamento das instituições a serem convidadas para as atividades futuras da "RETS Centro América e Caribe".

Intercâmbio docente

No dia 11 de maio de 2015, foram recebidos na EPSJV em missão institucional os professores Lázaro Diaz Hernandez, vice-diretor docente da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap) de Cuba; Xiomara Margarita Martín Linares, do Departamento de Relações Internacionais da Ensap; e Antonio Humberto Rodriguez Sánchez Toledo, decano da Faculdade de Tecnologias em Saúde (Fatesa) de Cuba. Os professores cubanos conheceram as instalações da Escola Politécnica, os projetos e cursos em desenvolvimento e se reuniram com a Direção da EPSJV e a equipe da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV para tratar de parcerias futuras e possibilidades de intercâmbio entre as instituições dos dois países. Nos próximos meses, as instituições devem construir um projeto para a promoção do intercâmbio docente entre as instituições.