Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sankofa

Potencializar os estudos, pesquisas e atividades escolares e extraescolares sobre as relações étnico-raciais: esse é o objetivo do Projeto Sankofa, que será lançado nos próximos dias 17 e 19 de outubro, num evento repleto de debates e ações culturais. Organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), como passo inicial para a construção de um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) na Fundação Oswaldo Cruz, o encontro quer, através do debate coletivo, reivindicar a efetiva implantação das leis 10639/03 e 11.645/08 – que determinam as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.O intuito dessas legislações é valorizar a cultura das classes sociais afro-brasileiras e indígenas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola e na estrutura curricular, além de contribuir com a formação continuada dos professores e estudantes. Entrada Gratuita.

 

Programação

 

17 de outubro

Manhã (Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Aroura/Fiocruz)

Abertura
Apresentação,contextualização e organização das atividades durante o evento.

Debate
A Descolonização do Currículo
José Roberto da Silva Rodrigues - professor adjunto de História do Instituto de Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ e co-coordenando a linha de pesquisa Espaços Educativos e Desigualdade's junto ao Laboratório do Ensino de História/UERJ (LEH-CAp)

Michael Junior Queiroz de Oliveira (Baré) - historiador, especialista na lei que estabelece a incluisão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Atuou no Centro Cultural Indígena Aldeia do Maracanã, no Grupo de Trabalho de Cultura e História indígena

Rosiane Cardoso - mestre em Arte e Cultura Afro-Brasileira (Uerj) e educadora em Arte Visuais na Secretaria Municipal de Educação de Guapimirim (RJ)

Tarde (EPSJV)

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas diversas disciplinas

 

19 de outubro

Manhã (Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Aroura/Fiocruz)

Debate
Racismo, diversidade cultural e a produção do conhecimento científico tecnológico universal

Luane Bento dos Santos - mestre em Relações Etnicorracias pelo CEFET/RJ, possui experiência em Antropologia das Populações Afro-brasileira, Educação e Relações Étnico-raciais e Saberes Populares e Científicos

Arthur José Baptista - professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos Pesquisas e Ações sobre Racismo e Relações Étnico-raciais (GEPARREI), desenvolve o Curso de Cultura e Mitologia Yoruba como projeto de extensão

Tarde (EPSJV)

Oficinas

Jongo Congola
Corporeidade Negra
Ervas Sagradas
Canto negro
Bonecas Abayomi
O corpo, as relações de gênero e o cuidado em Saúde da População Negra
Cinema Negro
Racismo e Religiões de matrizes africanas
Texturização
Refugiados LGBT: combatendo a intolerância, promovendo a resistência

Noite (EPSJV)

Festa: DJ e apresentação de MCs, além de intervenções culturais e projeção de imagens.

A noite cultural Sankofa possibilitará o conhecimento de alguns dos caminhos que muitos dos grandes nomes da música produziram durante gerações, perpassando ritmos africanos, caribenhos, e latino-africano.

A escolha dos organizadores do evento pelos MCs, DJs e gêneros musicais demarca a intenção de divulgação e reapropriação artística cultural por negros atuantes, no intuito de promover a cultura negra através da sua arte. Demarcando um posicionamento político racial e de classe, tão significativo para a comunidade negra.

Coordenação de Comunicação, Divulgação e Eventos (CCDE) da Escola Politécnica
Telefone: (21) 3865-9796
Endereço: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (Avenida Brasil - 4365 – Manguinhos)
Site: www.epsjv.fiocruz.br