Capacitar trabalhadores de Nível Médio do SUS para o desempenho de atividades na área de Vigilância Epidemiológica; reconstruir os conhecimentos dos alunos na área a partir da análise do processo de trabalho nas unidades de Saúde; possibilitar ao aluno a reflexão sobre os diferentes modelos de atenção, destacando a Vigilância à Saúde como uma prática interdisciplinar e intersetorial, como base na abordagem território/população.
Com sessões teóricas e práticas o curso está organizado em módulos, sendo a parte prática realizada concomitantemente às sessões teóricas visando à relação entre o ensino e os serviços. Os módulos foram elaborados para possibilitar a compreensão dos princípios básicos da Vigilância Epidemiológica, da organização do Sistema de Vigilância e dos principais fatores de mudança nos padrões epidemiológicos e demográficos brasileiro, favorecendo a compreensão, por parte do aluno, da necessidade de trabalhar a vigilância de maneira mais abrangente, tendo como referencial os grupos populacionais e as situações de saúde do território. Os módulos objetivam também um domínio das ferramentas básicas de construção dos principais indicadores utilizados em epidemiologia.
Será concedido certificado de Especialista Técnico em Vigilância Epidemiológica aos alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 6,0.
Gladys Miyashiro Miyashiro
Ieda da Costa Barbosa
José Paulo Vicente da Silva
Profissionais de nível médio que atuam no sistema de Vigilância Epidemiológica ou áreas afins.