Laboratórios
O Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat) tem como foco principal a investigação do processo de trabalho e da formação dos trabalhadores de nível médio e técnico, assim como o desenvolvimento de processos de formação, norteados pela reflexão crítica acerca das relações entre a educação profissional e o processo de trabalho voltado para a atenção em saúde.
Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico direcionados à qualificação profissional comprometida com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS), articulando em suas ações conhecimentos dos campos da saúde, da educação e do trabalho.
As ações do Laborat voltadas para o ensino são desenvolvidas em torno de cursos de especialização técnica e de formação continuada de trabalhadores da área da saúde em áreas como saúde mental, álccol e outra drogas e cuidadores de idosos. O laboratório coordena ainda o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e participa nos demais cursos da EPSJV contribuindo, principalmente, no campo das políticas públicas de atenção à saúde.
O Laborat também atua na produção de material didático voltado para a formação de nível médio, buscando desenvolver metodologias e estratégias para a constituição de bibliografia de referência e apoio aos alunos e docentes desse nível de ensino e o fortalecimento das bibliotecas públicas associadas às Escolas Técnicas do SUS.
Contato: laborat.epsjv@fiocruz.br
47O Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde (Labgestão) promove estudos e pesquisas que colaborem com conhecimento para o aperfeiçoamento da formação e da gestão no campo da saúde. Nesse sentido, os projetos de pesquisa buscam compreender a realidade e os desafios relativos à formação dos trabalhadores e à gestão no campo da saúde coletiva.
A pesquisa se materializa por meio de atividades e projetos que visam à construção de conhecimento para a gestão em saúde; o reforço da formação profissional em gestão em saúde como estratégia de consolidação do SUS, abarcando tanto ações formativas, no sentido da formação continuada e permanente dos trabalhadores, quanto à educação profissional técnica de nível médio em saúde; e a construção de propostas curriculares, instrumentos metodológicos e material didático, que permitam criar condições mais favoráveis ao ensino da educação profissional na área da gestão.
Contato: labgestao.epsjv@fiocruz.br
36O Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde (LIRES) é um grupo de trabalho técnico-científico que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica nacional e internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Sua missão institucional é consolidar as informações e registros em saúde como um campo de conhecimento e de práticas profissionais.
As principais temáticas de ensino e pesquisa focalizam, dentre outras: o processo de produção da informação em saúde; uso da informação em saúde; informação para gestão do SUS; gestão de documentos; informação, controle social e cidadania; ética, informação e registros em saúde; sistemas de informações em saúde; informação para vigilância em saúde; informação na Atenção Primária à Saúde; tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educativo. No âmbito da cooperação técnica, promove atividades junto às instituições e serviços de saúde relativas à gestão de documentos, processos arquivísticos, uso dos sistemas de informações em saúde e produção e análise de informação em saúde.
Contato: lires.epsjv@fiocruz.br
37O Laboratório de Educação Profissional em Manutenção de Equipamentos de Saúde (Labman) tem como missão o desenvolvimento de pesquisas e o fortalecimento da política de educação profissional, voltada prioritariamente aos trabalhadores do SUS, tendo em vista à sustentabilidade de tecnologias em saúde.
O Labman objetiva o constante desenvolvimento de parcerias com instituições de educação e saúde, a permanente participação em programas governamentais que visem à melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento de materiais didáticos e educativos.
O Laboratório está estruturado em três áreas de atuação, perpassadas transversalmente pela Saúde do Trabalhador. São elas: Radiações Ionizantes Aplicadas ao Tratamento e Diagnóstico por Imagem, Gerência e Manutenção dos Parques de Equipamentos Biomédicos e Gerência dos Ambientes de Saúde.
Contato: labman.epsjv@fiocruz.br
38O Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais em Saúde (Latec) promove atividades de ensino, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em educação profissional de nível médio, em temas ligados às atividades laboratoriais na área da saúde. O Latec realiza tanto a formação de jovens para ingressarem no mundo do trabalho em Saúde, nas habilitações técnicas de Análises Clínicas e Biotecnologia, como a atualização e desenvolvimento profissional de trabalhadores já inseridos nessas atividades.
Os cursos ministrados através deste Laboratório buscam integrar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno informações que permitam uma permanente reflexão de seu papel como agente transformador dos processos de trabalho em Saúde e Biotecnologia. As aulas práticas, por sua vez, buscam demonstrar os princípios científicos envolvidos com as técnicas laboratoriais superando o simples doutrinamento, preparando nossos alunos para as transformações no mundo do trabalho em saúde decorrentes do desenvolvimento tecnológico e científico.
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Biossegurança (NUEBio) do Latec realiza cursos de capacitação em biossegurança, boas práticas laboratoriais, segurança química, segurança física e prevenção de incêndios em laboratórios e unidades de saúde, em instituições de ensino, pesquisa e saúde no Brasil e em outros países. O Setor de Apoio às Práticas Laboratoriais (SAP) do LATEC é responsável pela administração, equipagem e controle de uso dos ambientes laboratoriais da EPSJV destinados às aulas práticas.
Contato: latec.epsjv@fiocruz.br
59O Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (Lavsa) tem como missão a promoção da educação dos técnicos dessa área através da coordenação de atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e cooperação técnica. Seu objetivo é contribuir para a formulação de políticas de educação profissional, propostas curriculares e tecnologias em educação para atender às necessidades dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), lideranças e moradores de comunidades organizados em movimentos sociais.
Os professores-pesquisadores do Lavsa atuam nas quatro áreas da vigilância em saúde: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
Contato: lavsa.epsjv@fiocruz.br
41O Laboratório de Formação Geral e Educação Profissional em Saúde da EPSJV (Labform) articula esforços de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico a partir da premissa da integração entre Educação Básica e Educação Profissional. Em relação ao ensino, concentra os profissionais responsáveis pelas disciplinas do Ensino Médio do curso técnico integrado.
Na articulação entre Educação Básica e Educação Profissional, o Labform adota o conceito de saúde da 8ª Conferência Nacional de Saúde como orientador, mostrando a pertinência de uma formação que possibilite ao trabalhador o domínio de diferentes linguagens, a compreensão dos conteúdos científicos e o debate sobre os valores éticos, conferindo um maior sentido ao exercício de sua profissão. Isso significa defender que todo trabalhador tem direito à Educação Básica.
Defendendo que a Educação Básica é direito de todo trabalhador, o Labform acolhe a idéia de que a formação humana se dá no entrecruzamento da sensibilidade e da razão, nas determinações da natureza e da história, nas formas de trabalho desenvolvidas pelo homem com a finalidade de produzir as condições necessárias à sua existência. Pautado nos princípios da politecnia, seu trabalho de formação se traduz no enfrentamento e no diálogo com as mudanças societárias atuais e tem como pedra angular a não-dissociação entre ensino e pesquisa.
Em relação à pesquisa, o Labform concentra o seu trabalho de investigação nas questões ligadas aos fundamentos e práticas da Politecnia/Educação Unitária. Para isso, busca aprofundar a historicidade das disciplinas escolares e analisar crítica e interdisciplinarmente os componentes curriculares das Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Filosofia e área de Linguagens, de modo a propiciar a constituição de um currículo adequado a uma formação plena do profissional de saúde técnica de nível médio.
Contato: labform.epsjv@fiocruz.br
42O Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc) tem por missão gerar, absorver e difundir conhecimentos na área da educação em ciências, tecnologia e saúde. Com a finalidade de promover a iniciação científica e contribuir para a melhoria da qualidade da formação de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, o Laboratório organiza e coordena programas e projetos educativos que visam ao desenvolvimento de ações integradas e estratégicas em educação em ciências.
Estruturando-se em torno de atividades diversificadas e abrangentes, o Lic-Provoc tem como principal atribuição coordenar o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, ao qual compete estimular jovens para atuarem em carreiras profissionais ligadas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico.
O Laboratório dedica-se aos seguintes temas estratégicos: Educação em Ciências; Iniciação Científica na Educação Básica; Políticas educacionais voltadas para a ciência e tecnologia; Formação profissional em ciência, tecnologia e saúde; Inovações metodológicas na área da iniciação científica; Carreiras e profissões científicas; Políticas juvenis voltadas para a formação profissional; Difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos; C&T para a inclusão social; Práticas científicas e organização do trabalho; e Olimpíadas científicas.esafios atuais do mundo do trabalho e do exercício da cidadania.
Contato: provoc.epsjv@fiocruz.br
O Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde (Lateps) têm como missão institucional a produção de estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a educação profissional e as políticas sociais de educação e saúde.
O trabalho técnico compreende aquele realizado pelo conjunto de trabalhadores que exercem atividades técnico-científicas na área da saúde, desde as atividades dos agentes comunitários de saúde até o trabalho técnico dos tecnólogos de nível superior. Os estudos de educação profissional em saúde, além da formação profissional no âmbito estritamente escolar, levam em conta a formação humana na totalidade das relações sociais. As atividades de pesquisa abrangem ainda as análises das políticas de saúde e de educação profissional e subsidiam o desenvolvimento de atividades docentes e de cooperação técnica, junto aos grupos de trabalho da EPSJV, Ministério da Saúde e outras instituições.
O Lateps coordena ainda a Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, integrante da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde do Ministério da Saúde – Rede Rorehs (Portaria SGTES/MS n° 01, de 11/03/2004).
Contato: lateps.epsjv@fiocruz.br
44