Os centros colaboradores (CC) são designados pelo Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles integram uma rede internacional de instituições capazes de desenvolver uma série de atividades concretas de colaboração, especificamente estabelecidas ou projetadas em conjunto com a OMS ou seus escritórios regionais, a fim de apoiar o programa geral da organização.
Nesse sentido, representam um mecanismo extremamente valioso para a cooperação e para dar suporte à OMS no cumprimento da missão que lhe é confiada pelos países, bem como pela consecução dos objetivos estratégicos previstos nos níveis regional e global da saúde. Os centros colaboradores da OMS também desempenham um papel relevante ao reforçar o caráter do trabalho realizado pela OMS no âmbito da saúde global, bem como no fortalecimento da capacidade institucional em países e regiões.
Em fevereiro de 2003, a Representação no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) apresentou a candidatura da EPSJV a Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (CC-OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, considerando que a Escola já cumpria todos os requisitos necessários para tal, dentre os quais:
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alto nível científico e técnico da instituição em nível nacional e internacional;
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lugar de destaque na estrutura de saúde, ciência e educação no país;
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alta qualidade de seu corpo técnico e científico quantidade suficiente de pessoal capacitado para o trabalho;
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estabilidade institucional no que se refere à força de trabalho, a suas atividades e ao financiamento de suas ações;
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fortes relações de trabalho com outras instituições no país e em outros países, em níveis regionais e globais;
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capacidade e vontade de contribuir de modo individual ou como membro integrante de redes para as atividades da OMS;
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relevância técnica e geográfica da instituição e de suas atividades para programas prioritários da OMS;
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conclusão bem sucedida de pelo menos dois anos de colaboração da instituição com a OMS na realização de atividades planejadas em conjunto.
Em 20 de julho de 2004, a EPSJV foi designada oficialmente como CC-OMS, tendo como uma de suas primeiras atribuições reativar a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), que havia sido criada por iniciativa da Opas em 1996, e assumir sua Secretaria Executiva. Como CC-Opas/OMS, a EPSJV foi redesignada em 2008, 2012, 2016 e 2020.
Em 2014, para comemorar 10 anos como Centro Colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde, a EPSJV lançou um livro, no qual apresenta um resumo das principais ações realizadas até então, tais como, o TCC Bolívia, Brasil e Paraguai, o Projeto Mercosul, o Plano de Melhora da Qualidade das Instituições Formadoras de Técnicos em Saúde e o Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde para os países Africanos de Língua Portuguesa (Palop). A publicação traz ainda informações relevantes sobre sua atuação à frente da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) e de suas duas sub-redes: a Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP) e a Rede de Escolas Técnicas da Unasul (RETS-Unasul), descontinuada em 2019.
De forma geral, são atribuições da EPSJV como CC-Opas/OMS:
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promover, desenvolver e disseminar informações e conhecimentos técnico-científicos estudos científicos no âmbito da formação e do trabalho dos técnicos em saúde;
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realizar projetos para a formação e desenvolvimento desses trabalhadores, bem como de docentes voltados para essa tarefa;
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assessorar o desenvolvimento local de ações de formação continuada de trabalhadores de saúde; e
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elaborar materiais didáticos para apoiar a formação e o desenvolvimento de trabalhadores e docentes de saúde.
Plano de trabalho 2020-2024 - Publicações
Esta publicação tem por objetivo apresentar uma síntese sistematizada de todas as questões abordadas nos quatro eventos que compuseram o ciclo de oficinas "Os desafios da formação de técnicos em saúde no contexto da pandemia", realizado com apoio do Programa Sub-regional da Opas/OMS para a América do Sul.
A primeira oficina, realizada no dia 6 de julho de 2021, abordou o tema ‘Práticas profissionalizantes’. A segunda oficina ocorreu no dia 31 de agosto, com o tema ‘O trabalho e a formação docente’. ‘Novos perfis profissionais e atribuições dos técnicos em saúde para o trabalho na Atenção Primária em Saúde’ foi o assunto da terceira oficina, ocorrida no dia 26 de outubro. A quarta oficina, intitulada ‘O futuro das redes no mundo globalizado: desafios comuns e soluções compartilhadas’, aconteceu no dia 30 de novembro e serviu como evento comemorativo dos 25 anos da RETS.
- A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid (2023)
- La formación y el trabajo de los técnicos en salud en el mundo post-Covid (2023)
Assim como a publicação anterior e igualmente com apoio do Programa Sub-regional da Opas/OMS para a América do Sul, este livro digital reúne, de forma sistematizada o conteúdo referente aos quatro eventos do ciclo de oficinas "A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid", realizado em 2022, com os temas: ‘APS, a agenda 2030 e a formação e trabalho dos técnicos em saúde’, ‘Interculturalidade e a formação de técnicos em Saúde’, ‘Saúde mental e a formação de técnicos em saúde’ e ‘Informação e registros em saúde: o papel dos técnicos’. Em sua parte final, a publicação reúne as considerações finais e as principais recomendações das oficinas sobre os temas discutidos.
Com essas duas publicações, o CC pretendeu criar um contraponto à crescente proliferação contemporânea de informações falsas ou de origem duvidosa e à negação da ciência. A ideia é que eles funcionem como ferramentas de fortalecimento do trabalho em rede, da formação de técnicos em saúde e da divulgação técnico-científica de qualidade e se transformem em mais um recurso disponível para auxiliar na construção e consolidação de sistemas nacionais de saúde que possam, de fato, atender as necessidades de saúde das populações.
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