Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso de Formação Inicial e Continuada

Aperfeiçoamento Profissional em Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde

Objetivos: 

Promover formação em educação popular e plantas medicinais, no intuito de fortalecer o protagonismo de trabalhadores da atenção básica e lideranças comunitárias na preservação do conhecimento popular e na busca por novos caminhos e formas de cuidado em seus territórios.

Descrição: 

O curso tem carga horária de 176 horas, divididas em 17 encontros presenciais de 8 horas, e 6 trabalhos de campo distribuídos em 40 horas. A trajetória tem início com o debate sobre a importância da educação popular e da cultura para o cuidado, sobre a fitoterapia como prática integrativa e complementar, e sobre os desafios do cuidado integral no contexto da atenção básica e da realidade dos serviços. Em seguida inicia-se um processo de investigação nos territórios dos modos de cultivo, preparo e uso de plantas medicinais pela população. Ao final são realizadas oficinas de preparo de remédios caseiros e uma mostra aberta à comunidade para apresentação da experiência do curso.

Carga Horária: 
176 horas
Número de Vagas: 
30 vagas
Titulação: 

Será conferido certificado aos alunos que obtiverem média final igual ou maior que 6,0 (seis), e que alcançarem um mínimo de 75% de frequência no estágio. A certificação será de curso de aperfeiçoamento em Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde.

Coordenadores: 

Grasiele Nespoli

Camila Furlanetti Borges

Público-Alvo: 

Trabalhadores da atenção básica à saúde, principalmente agentes comunitárias de saúde, e lideranças comunitárias dos territórios com cobertura da Estratégia Saúde da Família das regiões Metropolitana I e II do Estado do Rio de Janeiro.