Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso de Formação Inicial e Continuada

Atualização Profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Objetivos: 

Atualizar, os profissionais das unidades de alimentação da Fiocruz, demais trabalhadores e pessoas ligadas aos movimentos sociais de cozinhas solidárias que ofertem alimentos, com o intuito de garantir a segurança na manipulação dos alimentos, promovendo ambientes laborais saudáveis e sustentáveis em atendimento à legislação sanitária conforme a RDC 216/2014, Portaria Normativa 07/2016, Portaria 1.823/2012, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST),  na perspectiva da Vigilância em Saúde.

Descrição: 

O curso tem carga horária de 48 horas, referentes às aulas teórico-práticas, distribuídas em 6 encontros. O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas, estruturado em sete etapas de desenvolvimento. Os conteúdos programáticos contemplam a segurança dos alimentos, legislação sanitária, noções de microbiologia, cuidados na recepção, armazenamento, preparo, higiene pessoal e ambiental, normas de conduta, segurança no trabalho, saúde do trabalhador no contexto da vigilância em saúde, segurança alimentar e nutricional, soberania alimentar e questões emergênciais climáticas e fortalecimento das bases territoriais de cozinhas solidárias.

Carga Horária: 
48 horas
Número de Vagas: 
30
Titulação: 

Certificado de conclusão do Curso de Atualização Profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para os alunos que tiverem 75% de frequência no curso, conforme estabelecido no regulamento do curso e média 6,0 de aproveitamento durante o curso.

Coordenadores: 

Lásaro Linhares Stephanelli

Taisa de Carvalho Souza Machado

Wanessa Natividade Marinho

Público-Alvo: 

Idade Mínima de 18 anos.

Saber ler e escrever. 

Trabalhar em Unidade de Alimentação e Nutrição da Fiocruz ou demais ambientes alimentares como as cozinhas solidárias, estabelecimentos que manipulam, preparam, armazenam ou expõem à venda alimentos preparados, tais como: restaurantes, cantinas, bares, lanchonetes, empregados domésticos, microempreendedores e áreas afins