Este curso tem como objetivo dialogar a respeito das funções e potencialidades das informações, registros e arquivos com base nas perspectivas de grupos distintos da sociedade; além de integrar os temas memória, história, identidade, território e arquivos voltados para a sociedade em geral, especialmente os movimentos sociais; e possibilitar metodologias para a constituição e o gerenciamento de arquivos para um público não especializado.
O curso será presencial com aulas às segundas (das 16:30 às 20:00) e sábados (08:00 às 13:00), quinzenalmente. O curso ocorrerá nos seguintes locais: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), Redes da Maré (Maré) e Casa Viva (Manguinhos).
O curso tem carga horária de 100 horas, referentes às aulas teórico-práticas, distribuídas em sete eixos temáticos que estabeleceram conexões transversais. Nas quais serão articulados diversos saberes, visando dialogar a respeito das funções e potencialidades das informações, registros e arquivos com base nas perspectivas de grupos distintos da sociedade, a partir da integração dos conceitos de memória, história, identidade, território, possibilitando a constituição de metodologias de gerenciamento de arquivos para um público não especializado.
Os debates de raça, gênero e acessibilidade serão transversais ao longo de todo conteúdo do curso.
As aulas serão realizadas de forma presencial (quinzenalmente com carga-horária de 03h e 05 horas), utilizando-se do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) para atividades assíncronas.
Eixos
1. Unidade Introdutória
2. Memória
3. História
4. Identidade
5. Território
6. Registros e informações: dos dados aos arquivos
Será conferido certificado aos alunos que obtiverem média final igual ou maior que 6,0 (seis), e que alcançarem um mínimo de 75% de frequência nas aulas. A certificação será de curso de atualização profissional em memórias, histórias, identidades e territórios: produzindo e preservando registros e informações.
José Mauro Conceição Pinto (EPSJV/Fiocruz)
Fernanda Martins (EPSJV/Fiocruz)
Jonathan Ribeiro Farias de Moura (EPSJV/Fiocruz)
Danielle Cerri do Nascimento (EPSJV/Fiocruz)
Pâmela Carvalho (Redes da Maré)
Lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais, professores e profissionais das Escola Técnicas e da Educação Básica da rede pública; profissionais de instituições de C&T em saúde; profissionais da Atenção Básica.