I Encontro Nacional de Doulas no SUS

 

Agradecemos a participação no I Encontro Nacional de Doulas no SUS!

Conheça aqui os resultados das Oficinas

Carta de Encerramento do I ENDS

 

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

No documento da programação completa estão incluídas todas as atividades, com os nomes das participantes e os respectivos links de acesso.

Oficinas de Discussão Temática

Listas de inscritas, links da salas e links de acesso: Veja aqui

Atenção! Somente serão aceitas as pessoas inscritas.

 

Oficinas Temáticas de discussão e produção
(atividade fechada e restrita a 40 vagas para cada oficina)

No formulário tem a discrição dos objetivos de cada uma. Todos os resultados serão apresentados na mesa de sábado (29/05), às 16h. As oficinas não serão gravadas. As oficinas são espaços de trabalho para a formulação de documentos.

Caso tenha interesse, preencha o formulário abaixo para se inscrever até 28/05, às 17 horas.

A inscrição se dará por ordem de realização.

https://forms.gle/cPRXnSP19UsZcv5MA

STATUS OFICINA

Doulas na Atenção Primária
27 vagas disponíveis

Doulas na Rede Hospitalar
37 vagas disponíveis

Doulas na Rede de Atenção ao Parto e Nascimento no SUS
17 vagas disponíveis

 

Painel coletivo sobre o Encontro

Acesse aqui

Mural coletivo para todas, todos e todes que passaram pelo evento! Vem dizer o que te tocou! Vem deixar a sua marca, sua mensagem, texto, foto, vídeo, desenho etc... Espaço aberto para a criatividade

Nuvem de palavras

Síntese das palavras representativas dos trabalhos que foram apresentados nas rodas de experiências e relatos de vivências.
Acesse aqui

Data: 27 a 29 de maio de 2021

As doulas são profissionais que prestam auxílio físico, informacional e emocional à pessoa durante seu ciclo gravídico-puerperal. Diversos locais do Brasil contam com essas profissionais atuando no Sistema Único de Saúde (SUS), seja de modo voluntário ou institucional. Por isso, o I Encontro Nacional de Doulas no SUS tem como objetivos fomentar espaços para o compartilhamento e troca de experiências sobre a atuação da Doula no SUS e sistematizar informações que se constituam em subsídios para a atuação político-institucional dessa profissional no sistema de saúde.

O evento é gratuito e aberto a participação de profissionais com distintas formações. As atividades serão realizadas de forma remota pelo Youtube e o Zoom e, se possível, presenciais para um grupo restrito de pessoas.

Para a construção do evento, teremos três etapas:

Etapa I

(Re)conhecendo as doulas e ações em curso no SUS

Nesta etapa, queremos identificar as ações já existentes no SUS. Qualquer pessoa pode indicar profissionais doulas e/ou projetos, programas e ações que de desenvolvam no âmbito do SUS.

Todas as ações serão analisadas e nos ajudarão, inclusive, a estruturar a programação do evento. Receberemos propostas entre 10 e 31 de março de 2021, por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/pPxmCWbbECyDsKfu5

Etapa II

Rodas de experiência no SUS

Convidamos as doulas a disponibilizarem suas vivências no SUS, através do envio de relatos de caso ou narrativas de experiências. Receberemos relatos no período de 01 a 23 de abril de 2021. Receberemos relatos em formato escrito que serão apreciados, podendo ser apresentados durante o Encontro, assim como também poderão ser sistematizados em uma publicação.

Acesse aqui as normas para o envio dos trabalhos (prazo de submissão encerrado)

Formulário para inscrição dos trabalhos (prazo de submissão encerrado)

Guia para produção de vídeos com celular

Live sobre o processo de inscrição e envio de trabalhos

Lista de trabalhos aprovados

Programação detalhada das rodas de experiências de relatos e vivências dos trabalhos aprovados para apresentação oral. As rodas serão realizadas no dia 28 de maio.
Confira aqui o seu horário de apresentação

Documento orientador para as autoras que farão a apresentação oral durante as rodas de experiências de relatos e vivências

Etapa III

Inscrições abertas!

As inscrições para ampla participação estão abertas até 25 de maio de 2021. Fiquem atentos ao site e redes sociais da EPSJV.

Inscreva-se aqui

 

Monitoria Voluntária

As monitoras voluntárias devem ser alunas regularmente matriculada(o) nas Turmas 2 ou 3 do Curso de Qualificação Profissional de Doulas da EPSJV/Fiocruz. Apoiarão a coordenação e a Comissão Científica do evento, que será totalmente online, nas salas e espaços virtuais de apresentação. A inscrição será realizada via formulário online disponibilizado abaixo. Indicamos a leitura do edital também disponibilizados abaixo.

Edital do processo seletivo para monitoria voluntária

Formulário online para a inscrição no processo seletivo da monitoria voluntária

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail doulasnosusfiocruz@gmail.com

Realização

EPSJV/Fiocruz
ADOULASRJ
Fiocruz