Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Jogo Troca-Ideia: Relações Étnico-Raciais

 

Para combater discriminações e alcançar um bem-viver, a gente precisa construir uma compreensão compartilhada do mundo: para isso, temos que trocar ideia!

Troca-Ideia é um jogo cooperativo que busca colocar em discussão conceitos étnico-raciais. Um jogador associa um conceito a narrativas de situações ou músicas, e o grupo conversa para tentar adivinhar o que essa pessoa pensou. 

Se o grupo acertar, significa que a compreensão compartilhada foi alcançada, e estamos um passo adiante no alcance do bem-viver! 

Se errou, basta conversar para compreender como a pessoa pensou, e seguir para a próxima narrativa!

 

Duração: aproximadamente 50 minutos

Jogadores: 3 a 5 jogadores

Faixa etária: a partir de 14 anos

Palavras-chave: relações étnico-raciais, antirracismo, perspectiva afrocentrada, lei nº 10.639/2003.

 

Fundamentos do jogo 

Este jogo coloca em pauta conceitos relacionados a duas abordagens teóricas diferentes: o antirracismo e a perspectiva afrocentrada.

A perspectiva antirracista é uma postura ativa de identificação e combate ao racismo estrutural e seus efeitos. Envolve reconhecer privilégios, responsabilizar indivíduos, promover letramento racial, incluir diversidade étnico-racial, além de transformar as instituições e os sistemas hierárquicos. No currículo escolar, precisa envolver práticas que desmantelam estereótipos e violências.

Já a perspectiva afrocentrada coloca as culturas e histórias africanas e afro-brasileiras no centro, valorizando saberes e experiências negras. Se opõe ao eurocentrismo, que historicamente marginalizou essas contribuições. Desconstrói estereótipos e fortalece a identidade afrodescendente, oferecendo uma visão mais inclusiva e justa da história. Nas escolas, promove um currículo que reflete a diversidade étnico-racial do Brasil.

 

Como jogar?

Apresentação do jogo: https://youtu.be/HVPSVKjIp0M?si=Wli-AcLYp7t4tFEt

Vídeo com partida completa: https://youtu.be/0LgsINNb1Sw?si=Vd-FIlfzG4kqSDh9

 

Como acessar o jogo?

Em breve o jogo estará disponível para baixar e imprimir. Acompanhe no Instagram: @jogo_troca_ideia

Contato: trocaideia.epsjv@fiocruz.br

 

Créditos

Este jogo foi desenvolvido no âmbito do projeto “Formação, trabalho em saúde e racismo estrutural: experiências de trabalhadoras e trabalhadores negros atuando nas capitais Rio de Janeiro e Salvador”, financiado pelo Edital Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ, 2023-2025; e Projeto "Gestão em Saúde e Antirracismo: possibilidades para o trabalho, cuidado e educação no contexto da Atenção Primária no SUS”, financiado da Fundação Oswaldo Cruz/Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas/Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde - Fiocruz/VPPCB/PMA, Edital PMA 2023.

Coordenação do projeto: Letícia Batista da Silva e Regimarina Soares Reis

Game design: Cynthia Macedo Dias, Camila Furlanetti Borges, Larissa do Espírito Santo Alvim, Flávia Garcia de Carvalho

Pesquisa: Larissa do Espírito Santo Alvim

Redação: Larissa do Espírito Santo Alvim, Camila Furlanetti Borges, Cynthia Macedo Dias

Revisão dos conteúdos: Suiane Costa e Letícia Batista da Silva

Programação Visual: Flávia Garcia de Carvalho

Design Gráfico: Freepik

Ilustrações: Imagens geradas por Marcelo Simão de Vasconcellos usando Midjourney