“Semeando o Cuidado” é um jogo cooperativo de tabuleiro, em que os jogadores interpretam Agentes de Saúde e precisam dialogar com a população para resgatar e sistematizar saberes sobre plantas medicinais dentro do limite de rodadas. Devem buscar conhecer demandas de saúde do território, indicações de plantas para cada demanda e receitas de preparo e uso. Precisam, ainda, cultivar e coletar plantas para o preparo de remédios caseiros, enfrentando bloqueios ao diálogo e eventos desafiadores.
Será importante trabalhar em conjunto, aplicando suas habilidades distintas para se tornarem guardiões dos saberes populares, atender às necessidades da população com mais autonomia e integrar ainda mais a comunidade nos processos de cuidado!
Aproximadamente 50 minutos
2 a 4 jogadores (ou duplas)
a partir de 10 anos
plantas medicinais, saberes populares, educação popular
Se você deseja ter o jogo para aplicar, entre em contato relatando qual a intenção de uso do jogo e quantas cópias seriam necessárias.
E-mail para contato: semeando.epsjv@fiocruz.br
Além do jogo original, existe uma versão alternativa, para imprimir e jogar.
Este jogo foi elaborado dentro do Projeto "Educação Popular: Semeando o cuidado e fortalecendo o direito à saúde", desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) em parceria com Farmanguinhos e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O projeto inclui também o Curso Educação Popular e Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde, orientado pelo livro didático disponível aqui.
Coordenação de design e desenvolvimento: Cynthia Macedo Dias
Design e desenvolvimento do jogo e manual: Camila Furlanetti Borges; Cynthia Macedo Dias; Daiana Crús Chagas; Grasiele Nespoli; João Vinícius dos Santos Dias; Simone Ribeiro.
Colaboradores (consultoria em plantas medicinais): Andrea Márcia de Oliveira Gomes; Leila Mattos; Maria Behrens; Paulo Henrique de Oliveira Leda.
Identidade visual, design gráfico e ilustração: Andreza Farias
Diagramação do manual: Cynthia Dias
Agradecimentos: Aos organizadores e participantes da Oficina do Playtest e das Ligatinas (Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas), aos pesquisadores do grupo Jogos e Saúde (Fiocruz), aos componentes do grupo Ludus Magisterium e às Agentes Comunitárias de Saúde participantes dos testes, pelas valiosas observações e contribuições. A João Léste pela parceria e valiosas contribuições no desenvolvimento do manual.
Coordenação do Projeto “Educação Popular: Semeando o cuidado e fortalecendo o direito à saúde”: Grasiele Nespoli e Camila Furlanetti Borges
