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EPSJV participa de evento do MEC sobre currículo integrado

Integração da educação básica com o ensino técnico foi tema de debate.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/05/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) participou no dia 29 de abril do II Simpósio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que teve como tema o currículo integrado. Promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), o evento teve a participação do coordenador do Ensino Técnico da EPSJV, Cláudio Gomes.



Além da participação de Cláudio Gomes, que falou sobre o funcionamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na EPSJV, o debate ‘A integração da educação profissional técnica de nível médio com o ensino médio: experiências de desenvolvimento curricular e implantação’ também teve a participação de Maria Carolina Fortes, do Instituto Federal Sul-rio-grandense; e de Fernanda Zorzi, do Instituto Federal Rio Grande do Sul. O encontro foi mediado pela coordenadora de Políticas da Setec, Caetana Juracy Silva.



Durante o debate, Maria Carolina Fortes lembrou que nas instituições de ensino são necessárias ação e reflexão para transformar práticas pedagógicas tradicionais em práticas emancipatórias. Fernanda Zorzi contou a experiência do campus Bento Gonçalves na construção de currículos de cursos do programa que integra educação profissional com educação básica de jovens e adultos (Proeja).



Cláudio falou sobre como a EPSJV organiza o seu currículo para atender ao projeto de educação profissional integrada. Um dos pontos de destaque do encontro foi o aspecto da formação docente. “A educação integrada é uma proposta de organização curricular que exige uma desconstrução da forma como cada professor é formado profissionalmente”, disse.



Em sua fala, o coordenador da EPSJV fez um recorte de alguns trechos da legislação da educação brasileira que indicam que Trabalho, Ciência e Cultura são princípios da educação básica de nível médio e da educação profissional. “Portanto, também são princípios da educação integrada, que potencializa o atendimento a esses princípios porque integra a educação básica e a educação profissional a partir da experiência do processo de trabalho da habilitação técnica”, explicou Cláudio.



Simpósio



Os debates do II Simpósio, que têm como objetivo debater o modelo pedagógico dos institutos federais, são realizados na última quinta-feira de cada mês, até novembro, com transmissão ao vivo pela TV MEC. O próximo encontro está previsto para o dia 27 de maio.