Os estudantes do Ensino Médio que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz participaram, no dia 21 de maio, da XXXI Jornada de Iniciação Científica do programa. O evento reuniu 66 trabalhos dos estudantes da Etapa Iniciação do Provoc, que foram apresentados na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que coordena o programa.
Na Jornada, os estudantes apresentam seus trabalhos em forma de pôster. O evento também é uma oportunidade para que alunos pré-candidatos ao Provoc conheçam um pouco mais do trabalho desenvolvido no programa e despertem o interesse em participar da iniciativa. Foi o que aconteceu com Joana Gomes da Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II. No ano passado, ela participou da Jornada e se interessou em entrar no Provoc. “Achei os trabalhos interessantes e vi que tratavam de temas muitos diversos, então quis participar”, contou a estudante, que ingressou no Provoc em 2017.
“A Jornada é uma oportunidade para que os participantes do Provoc apresentem o trabalho desenvolvido no primeiro ano do programa para estudantes pré-candidatos ao Provoc e também para a comunidade científica da Fiocruz. Além disso, passam pela experiência de produzir e apresentar um trabalho científico pela primeira vez”, explicou Telma de Mello Frutuoso, coordenadora da Etapa Iniciação do Provoc.
Joana participa das atividades do Provoc na EPSJV, com a orientação da pesquisadora Bianca Borges e a co-orientação de José Mauro da Conceição Pinto, da área de Informações e Registros em Saúde. Na Jornada, Joana apresentou o trabalho “A prática do registro no trabalho do Agente Comunitário de Saúde”. A estudante contou que o tema que está estudando no Provoc, com a orientação dos pesquisadores, possibilitou que ela conhecesse mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Também aprendi como é o processo de fazer um trabalho acadêmico, que era uma experiência que eu não tinha”, disse a estudante, que pretende continuar no Provoc, passando agora para a Etapa Avançado.
Também foi na Jornada que Maria Luisa Ferreira do Amaral, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Amaro Cavalcante, se interessou em participar do Provoc. Ela havia conhecido o programa quando fazia um curso preparatório na ONG Redes da Maré e quando veio participar da jornada como espectadora e gostou ainda mais do que viu. “Achei muito interessante os temas dos trabalhos e quis participar também”, contou ela.
Maria desenvolve as atividades do Provoc em Farmanguinhos, com a orientação da pesquisadora Simone Sacramento Valverde e a co-orientação de Temistocles Barroso de Oliveira. Ela participa da pesquisa sobre o uso de produtos naturais para fazer o combate às larvas do Aedes aegypti e, na Jornada, fez um pôster sobre o tema “Potencial utilização de inflorescências de Solidago chilensis Meyen frente a larvas de Aedes aegypti”. “Foi incrível participar da Jornada e responder as perguntas das pessoas”, disse a estudante, que considera participar do Provoc uma experiência diferenciada para alunos de Ensino Médio. “Com 16 anos eu já fiz um pôster e, às vezes, nem na faculdade o aluno faz”, observou Maria, que pretende continuar no Provoc, que também pretende passar para a Etapa Avançado do programa.
Provoc
O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para estudantes do Ensino Médio. O Programa foi criado em 1986 pela Fiocruz e, desde então, é coordenado pela EPSJV.
O Provoc é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na Iniciação, com duração de um ano, os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em Saúde. Na etapa Avançado, com duração de dois anos, o estudante desenvolve um subprojeto de pesquisa com o seu orientador, passando por todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa.