Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

35 anos da Escola Politécnica

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, EPSJV promove evento virtual para celebrar sua trajetória
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 09/08/2020 10h51 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) completa, no próximo dia 19 de agosto, 35 anos de atuação na educação profissional em saúde. Para celebrar essa trajetória, em tempos de pandemia, a EPSJV promove um evento virtual para debater as reflexões no mundo do trabalho no contexto atual e também promover a integração entre trabalhadores e estudantes.

Para a diretora da EPSJV, Anakeila Stauffer, a celebração virtual - que é a forma que preserva vidas neste momento – contribui para que se cultive o trabalho e a memória coletiva sobre a criação da Escola Politécnica, realizada num momento em que a democracia se instituía no Brasil. “Precisamos celebrar, no sentido de trazer à memória, o nosso papel de instituição pública que busca responder à nossa missão junto à sociedade. Estaremos juntos debatendo sobre o trabalho, pois é através dele que nos constituímos enquanto classe. E também estaremos cultivando a memória coletiva do que é ser Poli, nossas atividades e potências que construímos cotidianamente”, ressalta.

O evento de celebração será transmitido pelo canal da EPSJV no Youtube, a partir das 14 horas. A abertura será feita pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora da Escola Politécnica, Anakeila Stauffer. Em seguida, haverá homenagem aos trabalhadores da EPSJV, o lançamento da Linha do Tempo da Escola, que reúne alguns dos principais marcos da instituição ao longo de sua trajetória, e a inauguração virtual do Praça Luiz Fernando Ferreira, um novo espaço da Escola, que será usado para atividades pedagógicas e eventos.

Continuando a programação, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Ruy Braga fará uma palestra como o tema “Reflexões sobre o mundo do trabalho no contexto da pandemia de Covid-19”, com a mediação de Roberto Leher, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida de um debate com o público.

A partir das 15h40, pela plataforma Zoom, acontece o “Cultura na EPSJV”, um momento de integração para que trabalhadores e estudantes façam apresentações artísticas e se confraternizem celebrando os 35 anos da Escola.

Outros eventos

A celebração dos 35 anos teve início no dia 5 de março de 2020, quando a Escola realizou uma aula inaugural com o tema ‘30 anos das leis que estruturam o SUS: Significados e balanço da 8.080 e da 8.142’. O evento contou com a participação de Lenir Santos, presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), e de Francisco Batista Júnior, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). No dia 9 de março, à noite, foi a vez de dar início às aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o tema “Memória das lutas e conquistas das mulheres”.

Em maio de 2020, foi lançado, no site da EPSJV, o perfil de Joaquim Venâncio, patrono da Escola. Também com parte das celebrações de aniversário, neste mês de agosto, foi lançada uma edição especial da revista Poli – Saúde, Educação e Trabalho. Além disso, todos os eventos realizados ao longo deste ano, de forma virtual, por causa da pandemia, fazem parte das celebrações dos 35 anos da Escola Politécnica.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio é uma unidade técnico-científica da Fiocruz que promove atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. Atualmente, na Escola, o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é oferecido em três habilitações – Técnico em Biotecnologia, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Gerência em Saúde.

A EPSJV oferece também cursos de especialização técnica e de formação inicial e continuada, além de qualificação, atualização e aperfeiçoamento, nas áreas de Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Informações e Registros em Saúde, Gestão em Saúde, Técnicas Laboratoriais em Saúde, Manutenção de Equipamentos, Processo de trabalho em Saúde e Radiologia.

A Escola Politécnica possui ainda um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde, voltado para a formação de quem educa o trabalhador. Na pós-graduação, a EPSJV realiza também cursos em âmbito internacional, principalmente em países da América Latina e África, como parte das ações de cooperação técnica. Além disso, é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde e Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).

Com o objetivo de disseminar conhecimento em sua área de atuação, o Politécnico edita o periódico científico “Trabalho, Educação e Saúde”; coordena a Biblioteca Virtual sobre Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS); publica a revista jornalística “Poli – Saúde, Educação e Trabalho”; edita livros e material educativo sobre suas áreas de atuação; e sedia ainda a Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, que integra a Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, criada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas)..

A Escola coordena também o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, voltado para alunos de ensino médio de outras instituições de ensino.