Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

40 anos da Escola Politécnica

No dia 19 de agosto, EPSJV comemora o aniversário com evento e o lançamento da exposição “Poli 40 anos”
EPSJV/Fiocruz - EPSJV/Fiocruz | 05/08/2025 11h36 - Atualizado em 06/08/2025 14h19

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) completa 40 anos no dia 19 de agosto com um evento comemorativo e o lançamento da exposição “Poli 40 anos: Memórias e Lutas do Centro de Referência Nacional e Internacional em Educação Profissional em Saúde”.

A partir das 13h30, na Tenda da EPSJV, acontece a abertura do evento com uma mesa de autoridades. Em seguida, haverá homenagens a trabalhadores aposentados, ex-diretores da Escola, pessoas e instituições importantes ao longo dos 40 anos de história da instituição. Após as homenagens, acontece o lançamento da exposição, seguido da visitação à mostra. Para encerrar, haverá um parabéns com o bolo de aniversário.

Exposição Poli 40 anos

A exposição “Poli 40 anos: Memórias e Lutas do Centro de Referência Nacional e Internacional em Educação Profissional em Saúde”, celebra as quatro décadas de trajetória da instituição. Com programação especial ao longo de sua duração, a instalação será realizada nas tendas da EPSJV, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, de 19 de agosto a 14 de novembro de 2025. Entre os dias 22 e 28 de setembro, haverá uma programação especial no âmbito da Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A mostra está organizada em quatro núcleos temáticos. O primeiro, “Tempo de Lutas Contra-hegemônicas”, abordará o contexto político e social da criação da Escola, em 1985. O segundo núcleo, “Tempo de Construção”, explorará a utopia da Educação Politécnica, que começou a se materializar com a criação da Escola e do Curso Técnico de Segundo Grau (CTSG). Já o núcleo “Tempo de Consolidação” destacará o processo de fortalecimento da EPSJV como Centro de Referência Nacional e Internacional em Educação Profissional em Saúde. Por fim, o núcleo “Tempo Futuro” parte da pergunta: Qual é o futuro da EPSJV?

Com objetivo de valorizar a memória institucional, a exposição traz ao público acervos, documentos e registros históricos que evidenciam o papel da EPSJV como referência nacional e internacional na formação em Educação Profissional em Saúde. O projeto está alinhado à Política de Memória Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aprovada em 2019, que busca recuperar, registrar, valorizar e difundir a história da Fundação e de suas unidades técnico-científicas. Esta ação constitui ainda o embrião do futuro Centro de Memória Trabalho, Educação e Saúde, sediado na EPSJV, dedicado à recuperação histórica, preservação de patrimônios culturais e divulgação do conhecimento no campo da educação profissional em saúde.