Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A Rio+20 e as contradições da Economia Verde na aula inaugural da Escola Politécnica

Pesquisadora Camila Moreno falará sobre o que estará em jogo naConferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 01/03/2012 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A coordenadora de sustentabilidade da Fundação Heinrich Böll Camila Moreno abrirá oficialmente o ano letivo do curso técnico de nível médio em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) com a conferência Rio+20: a quem serve a economia verde? O evento será realizado no dia 22 de março, às 14 horas, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV.

Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20, que será realizada em junho, e a mobilização crescente da sociedade civil para evidenciar durante o evento as causas dos atuais problemas ambientais, Camila Moreno esmiuçará a principal proposta da ONU para a Rio+20: a Economia Verde. A pesquisadora mostrará de que forma essa "solução" pode agravar ainda mais a crise ambiental vivida atualmente e como as Nações Unidas e vários países já estão preparando o terreno para implementá-la.

Profunda conhecedora do tema, Camila Moreno, detalhará os mecanismos da Economia Verde e como aspectos da proposta que já estão sendo colocados em prática, como o comércio de créditos de carbono e diversos outros mecanismos de financeirização da natureza, têm fracassado na defesa do meio ambiente e agravado a qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis.

Camila é doutoranda em desenvolvimento, agricultura e sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Desde 2006, acompanha a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e a Convenção do Clima desde 2008, ambas das Nações Unidas. A pesquisadora também é membro do GT de Ecologia Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) e do Conselho Internacional da Red por uma America Latina Libre de Transgenicos (RALLT). Além disso, atuou junto às organizações Terra de Direitos e Amigos da Terra com pesquisadora e ativista.

Lançamentos Editoriais

Após a aula inaugural, às 17h, haverá o lançamento de duas novas publicações da EPSJV. Será lançado o ‘Dicionário de Educação do Campo', publicado pela EPSJV em parceria com a Editora Expressão Popular, e também o livro ‘Iniciação Científica na educação profissional em saúde: articulando trabalho, ciência e cultura (volume 7)'.