Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A saúde no fio da história

Livro lançado pela Fiocruz narra a trajetória da saúde pública no Brasil.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 21/12/2010 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Unindo a história a questões mais recentes da saúde pública, o livro ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’ narra a trajetória percorrida pela sociedade brasileira na busca por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia até os dias atuais. Lançado neste mês pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC), duas unidades da Fundação Oswaldo Cruz, a publicação é fruto de um projeto que leva o mesmo nome do livro e que inclui ainda um livro de apoio ao professor, um vídeo-documentário, um site e uma exposição. O projeto tem o financiamento da Organização Pan-Americana de Saúde.



A obra foi coordenada por duas estações de trabalho da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde – Observatório dos Técnicos em Saúde (EPSJV) e Observatório História e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz – COC). Os textos foram elaborados por historiadores, cientistas sociais e educadores da Fiocruz e buscam sempre vincular o passado ao presente em relação às questões de saúde pública. “O livro não tem uma pretensão acadêmica, mas sim, didática, com textos acessíveis aos estudantes. É um material educativo com um recuo histórico que mostra como se constituiu o campo da saúde pública no país, desde o Brasil colonial, passando pelo Império e chegando aos dias atuais, além de abordar o trabalho e a educação em saúde”, explica a pesquisadora da EPSJV, Ialê Falleiros, que organizou o livro juntamente com Carlos Fidelis Ponte, da COC.



O título do livro é uma referência ao contexto histórico da criação do SUS e da reforma sanitária brasileira, assim como se refere aos desafios enfrentados na atualidade para a manutenção da saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Por ser um livro didático, a obra também tem como objetivo contribuir para que a formação dos profissionais de saúde seja feita aliando a técnica à capacidade de agir criticamente e politicamente na defesa da cidadania. Para isso, na avaliação dos organizadores do livro, é importante a compreensão dos processos históricos da saúde púbica no Brasil.



Ao longo do livro, são abordados temas como as condições de saúde no Brasil colônia, a criação dos hospitais da Irmandade da Misericórdia que faziam a assistência médica como caridade para os menos favorecidos, as campanhas lideradas por Oswaldo Cruz para combater doenças como varíola, malária e febre amarela e o início do movimento sanitarista no Brasil, desencadeado pela descoberta da doença de Chagas.



A medicina previdenciária, a criação do Ministério da Saúde, os panoramas da saúde no pós-guerra e na ditadura militar, a luta pela redemocratização do país, a criação do SUS e a política nacional de saúde nos anos 90 e 2000 são alguns dos temas tratados no livro que traz a memória da saúde pública brasileira.



Material de apoio



Para auxiliar os professores que irão utilizar “Na corda bamba...’ em sala de aula, o livro é acompanhado pela publicação ‘Cantos, contos e imagens: puxando mais uns fios nessa história’, organizada pelos professores da EPSJV, José Roberto Reis e Muza Clara Velasques. O material de apoio traz sugestões de bibliografia, vídeos, letras de música e textos literários, além de dar sugestões de uso didático das imagens contidas no livro para serem trabalhadas com os alunos.



Documentário



‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’ traz ainda o vídeo-documentário ‘Trabalho e formação profissional em saúde na Corda Bamba de Sombrinha’. O filme tem entrevistas com pessoas que participaram do processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e militaram pela formação profissional em saúde. Entre outros, o vídeo traz entrevistas com Nelson Rodrigues dos Santos (Nelsão), Arlindo Fábio, Izabel dos Santos, Roberto Passos Nogueira e Gaudêncio Frigotto. “O filme faz um contraponto entre a formação técnica profissional e a discussão sobre a politecnia. Mostra a criação concomitante do SUS e do projeto politécnico”, diz Ialê.



O filme foi dirigido pelos professores-pesquisadores da EPSJV, Ialê Falleiros e Júlio César França Lima, e produzido com o apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV e do Vídeosaúde (Icict/Fiocruz).



Ainda como parte do projeto ‘Na corda bamba de sombrinha’, serão lançados em 2011 um site com todo o conteúdo dos livros e uma exposição itinerante que irá percorrer as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS).