Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Abertura da Semana de Mobilização contra a Tuberculose acontece na Escola Politécnica de Saúde

Evento faz parte das ações relacionadas ao Dia Estadual de CombateÂ à  doença.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/08/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) sediou, no dia 5 de agosto, o evento de abertura da Semana de Conscientização e Mobilização contra a Tuberculose no estado do Rio de Janeiro. Organizado pelo Fundo Global Tuberculose Brasil, o evento marcou o lançamento do filme da campanha ‘Mitos e Verdades em Tuberculose’, que será veiculado em TVs de todo o país.



A Semana é realizada devido ao Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose (6 de agosto) e termina no sábado, dia 8. A coordenadora do Fundo, Cristina Boaretto, lembrou que o Rio de Janeiro é a cidade com maior incidência de casos de tuberculose no Brasil, com 80 mil novos casos por ano e uma incidência de 100 casos para cada 100 mil habitantes, causando 700 mortes por ano. “A tuberculose é considerada uma doença negligenciada e crônica. Momentos como esse são importantes para lembrar que a doença deve ser combatida e que as pessoas podem ter acesso gratuito ao tratamento e aos remédios, que são fornecidos pela rede pública de saúde”, destacou Cristina.



Outro marco importante é que a abertura da Semana aconteceu no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, que é comemorado em homenagem ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, fundador do Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, que deu origem à Fundação Oswaldo Cruz.



Após o lançamento do filme, houve a apresentação de palestras com os temas ‘Tuberculose em prisões’, ‘Rede de Monitoramento e Avaliação’, ‘Tratamento supervisionado na comunidade’ e ‘População em situação de rua’.



A Semana tem continuidade no dia 6 com um debate promovido pela Frente Parlamentar pela Luta contra o HIV/Aids e a Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro, na Assembléia Legislativa do estado (Alerj). No dia 7, acontece o V Encontro Comunitário das ONGs TB, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e no dia 8, o Grupo de Apoio a Pacientes e Ex-pacientes em Tuberculose da Rocinha vai organizar a segunda edição do Educashow, com palestras e apresentações de grupos culturais da comunidade.



Campanha voltada para ACS



A nova campanha lançada pelo Fundo Global tem um foco no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tendo em vista sua importância nas ações de educação em saúde. Um dos motivos pelos quais a EPSJV sediou o evento é o fato de a Escola oferecer o curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Centro de Saúde - Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CSEGSF/ENSP/Fiocruz).



O curso de ACS da EPSJV é um projeto-piloto de formação completa em três etapas, com 1.200 horas-aula, que confere a esses trabalhadores a habilitação técnica. A primeira etapa foi encerrada em julho deste ano e a segunda está prevista para começar em setembro de 2009. A terceira etapa deve ser concluída até julho de 2011.



Fundo Global



O Fundo Global está presente em 140 países e recebe recursos financeiros dos governos para apoiar ações de combate a tuberculose, malária e aids. No Brasil, existe o fundo voltado para a Tuberculose e está em fase inicial o de combate a Malária. “O Fundo tem a missão de aglutinar as pessoas envolvidas com o combate à tuberculose. Apoiamos programas de saúde e estabelecemos estratégias inovadoras. No Brasil, por exemplo, temos um trabalho voltado para a população carcerária e população de rua, grupos que têm alta incidência de tuberculose”, disse Cristina.