Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Ação de cooperação internacional da Escola Politécnica forma profissionais e docentes em Cabo Verde

Curso Técnico Superior de Biodiagnóstico no país africano será concluído em agosto de 2010.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 20/05/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Com o objetivo de formar profissionais e docentes na área de Biodiagnóstico, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) está realizando em Cabo Verde, na África, o Curso Técnico Superior Profissional de Biodiagnóstico, coordenado conjuntamente pela EPSJV e pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).



O curso é uma ação de cooperação técnica bilateral da EPSJV com Cabo Verde e será concluído em agosto de 2010. As aulas foram iniciadas em novembro de 2009 e reúnem 36 alunos de duas ilhas de Cabo Verde (o país é um arquipélago formado por dez ilhas). O grupo de alunos é formado por trabalhadores da área de saúde e também alunos que concluíram o 12º ano (equivalente ao Ensino Médio no Brasil).



A proposta do curso foi feita a partir da solicitação do Ministério da Saúde e da Uni-CV. Em 2007, uma missão da EPSJV esteve no país para observar as necessidades de Cabo Verde e, a partir disso, elaborar a proposta de currículo para o curso. “A partir das experiências da EPSJV como o Curso Técnico de Nível Médio em Biodiagnóstico, montamos o projeto do curso, de acordo com as demandas identificadas em Cabo Verde”, explicou Etelcia Molinaro, uma das coordenadoras do curso realizado na Uni-CV.



Além de ministrar aulas no curso, os professores brasileiros também fazem a formação de docentes em Cabo Verde para que a Uni-CV possa dar continuidade ao curso autonomamente, com a formação de novas turmas a partir de 2011. Além dos professores da EPSJV, também participam do curso docentes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e do Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal), duas outras unidades da Fiocruz.



Material didático - Os alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Biodiagnóstico utilizam como material didático o mesmo utilizado pelos alunos da EPSJV, a coleção ‘Conceitos e Métodos para Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde’, produzida pela EPSJV em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC).



Resultados – Como um dos resultados dessa ação de cooperação técnica internacional, a coordenação do curso teve um trabalho selecionado para o Congresso Internacional de Ciências e Tecnologias da Saúde, em Portugal. O trabalho ‘Formação em Biodiagnóstico na Uni-CV: Uma Experiência de Cooperação Institucional e da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)’ foi apresentado no evento por Iniza Araújo, da Uni-CV, uma das coordenadoras do curso.