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Aluna do Provoc concorre ao 16° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

A estudante egressa, Larissa Freitas, foi indicada ao prêmio por desenvolver uma pesquisa sobre ‘Internet, Informação e Empoderamento: um estudo sobre as práticas de advocacy no Facebook’
Beatriz Costa - EPSJV/Fiocruz | 22/03/2019 13h47 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Entre os indicados para o 16° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq deste ano está a estudante, Larissa Freitas, egressa do Programa de Vocação Científica (Provoc), coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).  Com mais de 30 anos de existência, o Provoc é pioneiro no fomento à iniciação científica para alunos do ensino médio no Brasil.

Durante um ano, Larissa desenvolveu uma pesquisa sobre ‘Internet, Informação e Empoderamento: um estudo sobre as práticas de advocacy no Facebook’. O estudo teve a orientação do pesquisador André de Faria Neto, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). E foi indicado ao prêmio na área de ciências humanas e sociais, letras e artes. O objetivo da pesquisa foi analisar e compreender como funciona o advocacy online, tendo como estudo de caso a luta pelo direito a medicamentos e acesso a exames para o tratamento de turbeculose. O estudo também buscou mapear comunidades virtuais no Facebook, compostas por pacientes, familiares de pacientes e pessoas interessadas na doença, observando como se configuram os movimentos sociais em rede. “A pesquisa parte do pressuposto de que a internet mudou a maneira como as pessoas recebem e produzem informações, e também a forma como elas se comunicam. Hoje temos as informações de modo mais acessível e muitas delas são sobre saúde. Com isso, ajudam a manter o paciente mais informado, podendo questionar o médico sobre seu caso”, explica Larissa.

Os trabalhos que foram selecionados pelo comitê de avaliação, levaram em consideração critérios como mérito, relevância e qualidade do relatório final, além de originalidade, inovação – aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas e seus resultados finais. Também foram analisados o perfil do aluno, o histórico escolar, a atuação e as atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

A divulgação dos prêmios poderá sair até o dia 24 de maio, mas os vencedores receberão o prêmio durante a 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 21 a 27 de julho. 

Iniciação científica no ensino médio

Criado em 1986, o Programa de Vocação Científica investe na formação de jovens cientistas, que tomam contato com o ambiente da pesquisa desde a educação básica. O Programa seleciona alunos de escolas públicas e privadas que passam a acompanhar e contribuir com o trabalho de um pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, uma das maiores instituições científicas em saúde do mundo. Na etapa Iniciação, cuja duração é de um ano, os estudantes se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa. Na etapa Avançado, com duração de dois anos, o aluno, junto com o seu orientador, desenvolve um subprojeto de pesquisa que passa com o seu orientador, passando por todas as etapas de execução de um projeto   pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. Desde 2010, os jovens cientistas do Provoc, como Larissa, recebem uma bolsa de pesquisa do CNPq, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).“O Provoc foi o ponto-chave de toda a minha trajetória. Através dele, eu ganhei conhecimentos que vão além da iniciação científica. Eu cresci como ser humano e adquiri mais responsabilidade. Sou muito grata a todo o cuidado da equipe do Provoc que sempre acolheu os alunos de braços abertos”, diz Larissa.