Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Aluno da EPSJV é premiado em concurso internacional de monografias

José Rodrigo conquistou o terceiro lugar no Concurso Caminhos do Mercosul.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 27/11/2009 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Com o trabalho ‘Sinhá Olímpia: Quem é você? – Memória e identidade da cidade de Ouro Preto’, José Rodrigo da Silva, aluno da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), conquistou o terceiro lugar no concurso histórico-literário ‘Caminhos do Mercosul’, que este ano teve como tema ‘Cidades Históricas de Minas Gerais’, subdividido em quatro itens: Um passeio pela arquitetura colonial mineira; Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e sua obra; O ciclo do ouro no século 18 e Inconfidência Mineira. O resultado foi anunciado no dia 20 de novembro pelo Ministério da Educação do Brasil.



Como prêmio pela conquista, o estudante ganhou uma viagem de dez dias pelas cidades históricas mineiras (Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Sabará, Tiradentes e Congonhas do Campo), além de Belo Horizonte, que será realizada em dezembro deste ano.



José Rodrigo é aluno do 2º ano do Curso Técnico de Gerência em Saúde integrado ao Ensino Médio. Em sua monografia, o estudante conta a história de Sinhá Olímpia, uma mulher que viveu em Ouro Preto (MG) até a década de 70 e que virou atração turística da cidade por contar histórias da época áurea, mas à sua maneira – inventando boa parte das versões. Enquanto alguns a consideravam louca, outros a admiravam. “No trabalho, faço uma relação entre a decadência de Sinhá Olímpia, considerada louca, e a decadência de Ouro Preto, após a transferência da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte, no final do século XIX. Com a transferência, foi possível preservar o patrimônio histórico de Ouro Preto e através dessa preservação pode-se construir uma memória e uma identidade nacional”, conta José Rodrigo. O aluno foi orientado pela professora de História da EPSJV, Muza Clara Velasques.



O concurso é promovido desde 2003, quando foi lançado para comemorar os dez anos de criação do Mercosul. É organizado pelo Setor Educacional do Mercosul e, a cada ano, um país coordena o evento. Em 2009, a coordenação foi do Brasil. O concurso é realizado simultaneamente nos quatro países do bloco – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – e nos associados – Bolívia e Chile, além da Colômbia que participa como convidada. O concurso deste ano foi voltado para estudantes do Ensino Médio, de 16 e 17 anos, de escolas públicas e privadas. Para participar, os estudantes devem produzir um trabalho, no tema definido pelo concurso, no formato de monografia, ensaio, investigação histórica ou texto literário (conto). Cada país seleciona os seis melhores trabalhos e os 42 estudantes selecionados participam da viagem oferecida como prêmio. Do Brasil, além de José Rodrigo, também foram selecionados Janelson Rodrigues Sousa, de Barueri (SP), Jorge Adriano da Silva Júnior, de Salvador (BA), Leonardo Pomaro Mendes, de São Paulo (SP), Aline Souza de Menezes Medeiros, de Manaus (AM), e Fernando Cardoso Oliveira, de Boa Vista (RR).



O concurso tem como objetivos promover nas escolas de Ensino Médio uma consciência favorável à integração regional, estimular e fortalecer os vínculos entre os estudantes dos países do Mercosul, ampliar os conhecimentos e o respeito à diversidade cultural.