Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Alunos da EPSJV conquistam medalha de ouro em olimpíada de História do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe da Escola é premiada em competição nacional.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 27/10/2010 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Uma equipe de alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) conquistou pelo segundo ano consecutivo a medalha de ouro na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os alunos Anderson da Silva, Guilherme Estevão Maciel e Isabela Santos, da 2ª série do Curso Técnico de Gerência dos Serviços de Saúde integrado ao Ensino Médio, já haviam recebido a mesma premiação na competição realizada em 2009. A equipe foi orientada pela professora de história da EPSJV, Muza Clara Velasques, e recebeu como prêmio uma viagem para um destino dentro do Brasil.



A última fase e a premiação da olimpíada foram realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participaram da fase final, 300 equipes de todos os estados brasileiros e foram premiadas 75 equipes – 15 com medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de 219 menções de honra. As escolas premiadas receberão livros para o acervo de suas bibliotecas e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.



A 2ª ONHB foi lançada em agosto pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e contou com a participação de mais de 43 mil estudantes, do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A olimpíada faz o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas. As equipes realizaram cinco provas virtuais sobre temas da história nacional e, na etapa presencial, os estudantes fizeram uma prova escrita. “A olimpíada tem uma proposta diferente de medir nosso conhecimento. Nas provas, temos que articular uma série de conceitos, analisar documentos e interpretar questões. É uma maneira de estudar história sem decoreba”, disse Guilherme. “As questões da olimpíada exigem muita atenção e articulação de ideias e acabam desenvolvendo nossas habilidades em outras áreas”, observou Isabela. “Também temos a oportunidade de estudar temas diferentes da história do Brasil ou que ainda não vimos nas aulas”, completou Anderson.



Em 2009, na 1ª ONHB, que teve a participação de 16 mil alunos, seis equipes da EPSJV conquistaram medalhas – duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.