Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Audiovisual na promoção da saúde

Ações de projeto da Escola Politécnica irão compor o documentário "Audiovisual que aquece no coração”
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 15/05/2023 14h20 - Atualizado em 15/05/2023 15h02

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) deu início a mais uma das ações do projeto “Audiovisual que aquece o coração”. No dia 11 de maio, em comemoração ao Dia das Mães, foi realizada uma sessão de cinema com o filme Pequena Miss Sunshine, no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), para as responsáveis de crianças moradoras da unidade. No dia 12, as mães visitaram o Castelo Mourisco, da Fiocruz, no campus Manguinhos (RJ).

O projeto, idealizado e coordenado pelo professores-pesquisadores Gregório Albuquerque e Hugo Marins, conta com a parceria do IFF/Fiocruz e tem como objetivo promover ações de audiovisual também em outras unidades de saúde. “Pensamos na relação do audiovisual com a saúde, na utilização desses recursos como uma possibilidade de permitir emoções e sensações. É uma suspensão da realidade através do riso e de momentos de emoção, seja do paciente, do responsável por ele e dos trabalhadores que têm a missão do cuidado”, destaca Gregório.

Gregório conta que, desde março de 2023, já realizou diversas ações no IFF/Fiocruz. Além da exibição do filme, foram realizadas entrevistas com as mães e pais responsáveis, além de registros fotográficos, que posteriormente foram entregues para eles, e irão compor uma exposição no próprio hospital.

O projeto prevê a realização de outras ações em outras unidades de saúde, como ensaios fotográficos e a produção de registros audiovisuais com as mães das crianças que estão em uma certa "invisibilidade" na vida social, segundo Gregório, por serem moradoras, assim como seus filhos, do hospital para tratamento. “Esses registros irão compor um documentário chamado "Audiovisual que aquece no coração", que será compartilhado e divulgado dentro e fora do hospital”, concluiu Gregório.