Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cidadania, saúde e paz. Fiocruz: ciência e tecnologia a serviço da vida

'Fiocruz pra Você' 2017 resgata nas origens da sua criação a luta contra a violência e pela vida e programa ato para este sábado (16/09). População também encontra serviços como vacinação, shows e brincadeiras
Comunicação Fiocruz - EPSJV/Fiocruz | 11/09/2017 15h31 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A vida é o nosso bem mais precioso. No entanto, ela é frágil. Defender a vida é uma necessidade, um direito, um valor e um dever de todo cidadão e do poder público. Essas são dimensões que integram a missão da Fiocruz como instituição do Estado brasileiro, comprometida com a promoção da cidadania, da saúde e da paz.

Realizado a partir de 1994, o evento Fiocruz Pra Você tem suas origens no contexto de violência que se abatia sobre o território de Manguinhos. Desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos.

Passados 24 anos, a violência recrudesce, levando a mortes de crianças, jovens, adultos e idosos, que vivem sob constante ameaça de conflitos armados em áreas densamente povoadas e totalmente destituídas de qualquer proteção. Este é o caso, por exemplo, de Manguinhos e Maré, onde a dívida do estado brasileiro se mostra da forma mais perversa, com crise de acesso à saúde, educação, saneamento, segurança pública entre outros direitos básicos, afetando a vida de moradores e trabalhadores.

Vivemos um momento dramático na nossa sociedade. A narrativa da guerra, amplamente disseminada pela grande imprensa, não deve ser naturalizada, pois pressupõe perda de direitos. Tal discurso legitima a política de segurança, que por sua vez se alimenta e se baseia no que é dito na mídia para definir suas prioridades.

Vamos nos unir pela vida e pelo direito à cidade, componente fundamental da democracia. 

Cidadania para todos somente será possível se materializada na garantia de direitos fundamentais, com um modelo de desenvolvimento pactuado pela sociedade, com soberania nacional e com um grau elevado de autonomia científica e tecnológica no país. Nada mais natural do que reafirmar este discurso neste ano, quando celebramos e lembramos o legado de Oswaldo Cruz, nos 100 anos de seu falecimento.

Nessa perspectiva, defendemos a construção de um projeto de Nação baseado  em um modelo de desenvolvimento sustentável, ecologicamente correto e socialmente solidário. A busca por uma ordem global reciprocamente responsável e mais equilibrada não será possível sem uma efetiva presença do Estado em defesa de um mundo mais justo e menos desigual, com destaque para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte e inclusivo.

Existe um pouco de Fiocruz dentro de você

Vacinas, medicamentos e outros insumos produzidos pela Fiocruz, serviços de saúde, pesquisas, educação, entre outras atividades, fazem parte da nossa missão. Tudo isso estará representado nesta 24° edição do Fiocruz pra você, que será realizado no dia 16 de setembro, a partir das 8h.

Além de celebrar Oswaldo Cruz e seu legado, também homenagearemos um campeão da luta contra a fome e em defesa da vida: Herbert José de Sousa, o eterno Betinho, que nos deixou há 20 anos. Homenagem que se estende a todos que, a exemplo dele, se juntaram em busca dos mesmos ideais. Ao celebrarmos a memória de Betinho e abordarmos os temas da cidadania, da saúde e da paz, juntamos nosso trabalho e nossa dedicação a uma mensagem especial de solidariedade a nossos vizinhos do bairro de Manguinhos e a toda sociedade brasileira. Uma mensagem de apoio e participação na luta por dignidade, respeito e segurança.

#vidasnafavelaimportam
A Fiocruz está com vocês!
Fiocruz Pra Você
Dia: 16 de setembro de 2017
Hora: 8h às 17h
Local: Av. Brasil 4.385 | Campus Fiocruz Manguinhos

Destaques da Programação:
Entrega da Medalha Sérgio Arouca – 09:30
Ato contra a Violência – 11:00
Homenagem a Betinho na Luta por Direitos e Contra a Violência – 11:30
Vacinação, Música, Brincadeiras, Mostra da Fiocruz – 08:00 – 17:00.
Mais informações acesse o Portal Fiocruz www.fiocruz.br