Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cine Nuted exibe o filme ‘Faça a Coisa Certa’

Evento é uma das atividades da disciplina de Produção Audiovisual
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 12/05/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

 O Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promove no próximo sábado, dia 16, às 9h, a terceira edição deste ano do Cine Nuted, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo. A atração será o filme ‘Faça a coisa certa’, de Spike Lee, seguido de um debate com a platéia. O Cine Nuted é uma atividade da disciplina de Produção de Audiovisual, que a partir deste ano foi incluída entre as disciplinas de Educação Artística que já contava com Artes Plásticas, Teatro e Música.



“Faça a coisa certa’ conta a história de um ativista que exige do dono de uma pizzaria de um bairro de predominância negra que troque as fotos de seus ídolos brancos por fotos de negros. Como seu pedido é recusado, o ativista organiza um boicote contra a pizzaria.



Segundo os professores de Produção Audiovisual - Zeca Buarque Ferreira, Gregório Galvão de Albuquerque e Roberta Lobo -, os critérios para a escolha dos filmes são bem variados, procurando exibir produções que falem um pouco da história do cinema.



Até o final do ano, serão seis edições do Cine Nuted. Desde o início de 2009, já foram exibidos os filmes ‘A noite americana’, de François Truffaut, e ‘Cidadão Kane’, de Orson Welles.



A disciplina Produção de Audiovisual tem o objetivo de familiarizar os alunos com a linguagem audiovisual, unindo teoria e prática. Em 2009, estão sendo promovidos cineclubes para os alunos do primeiro ano como uma introdução à história do cinema. Após cada exibição, acontece um debate para que os alunos discutam aspectos importantes da produção cinematográfica. Com os alunos do segundo ano, são realizadas aulas teóricas e práticas sobre história, linguagem e técnicas do cinema. Ao final do segundo ano, os alunos irão elaborar um pré-projeto, que poderá ser um filme de ficção, documentário, animação, construção de site ou exposição fotográfica, que será desenvolvido no terceiro ano.



No terceiro ano, os alunos irão executar o projeto audiovisual elaborado por eles, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a disciplina. Essa etapa será oferecida a partir de 2010, pois tem como pré-requisito que o aluno tenha participado do curso no segundo ano para receber os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto.