Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

CineManguinhos realiza sua primeira edição

Projeto é organizado pelo Grêmio Estudantil da Escola Politécnica.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 05/05/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 No próximo sábado, dia 9 de maio, será exibido, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o filme ‘Mulheres, sexo, verdades e mentiras’, seguido de um debate com o professor Marcelus Cezar, mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e Grasieli Nespoli, pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV. Trata-se da primeira edição do CineManguinhos, projeto do Grêmio Estudantil da EPSJV.



O filme conta a história de uma documentarista, vivida por Júlia Lemmertz, que se separa após 20 anos de casamento e decide realizar um filme sobre a sexualidade feminina nos dias atuais.



Voltado principalmente para a comunidade do entorno da Fiocruz, o CineManguinhos tem a proposta de levar a cultura cinematográfica à população que tem menos acesso aos cinemas, além de promover o debate das obras apresentadas e valorizar o cinema nacional. “Nosso objetivo é democratizar o acesso ao cinema, mas não queremos que as pessoas apenas assistam ao filme como em um cinema comercial. Queremos contribuir para a construção de um olhar crítico a partir da reflexão das questões sociais”, diz Ramón Chaves, um dos organizadores do projeto, juntamente com Manoela Caldas.



As sessões do Cinemanguinhos serão realizadas uma vez por mês, sempre aos sábados, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV, seguidas de um debate para discutir o tema abordado pelo filme exibido.





Conheça o texto de apresentação do projeto elaborado pelo Grêmio Estudantil da EPSJV.