Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Concerto na Escola Politécnica homenageia Villa-Lobos

Apresentação será no sábado, dia 12, à s 10h, para marcar o cinquentenário da morte do compositor.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 09/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Para marcar os 50 anos da morte de Villa-Lobos, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promove no sábado, dia 12, às 10h, o evento Villa-Lobos em Concerto Didático, no pátio circular da Escola. A apresentação terá a participação de alunos e professores do Conservatório Brasileiro de Música (CBM) e do Coro Quem canta seus males espanta, de São Gonçalo (RJ).



O programa do concerto inclui peças como Melodia Sentimental, Trenzinho do Caipira, Sambalelê, Nozani-ná, Bachianas Brasileiras nº 4 e Carneirinho, Carneirão, entre outras. As peças apresentadas serão comentadas por Adriana Rodrigues Didier, mestre em Educação Musical pela Unirio, professora do CBM e pesquisadora do Centro de Estudos Liddy Migone do CBM.



O concerto pedagógico se caracteriza pelo comentário de todas as peças apresentadas, assim como dos instrumentos utilizados e também sobre a vida do compositor. “Com esse evento, os alunos têm contato com a produção cultural brasileira, conhecendo as obras de um compositor que tem relevância nacional e internacional”, explica Marco Antônio Carvalho Santos, professor de Música da EPSJV, que fez uma aula preparatória com os alunos para o concerto.



Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887. Compôs cerca de 1.500 obras e é considerado o compositor mais consagrado da música de concerto no Brasil. Villa-Lobos usou a música popular como base para as suas peças eruditas e se tornou conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. Entre suas composições, destacam-se ‘Cair da tarde’, ‘Evocação’, ‘Canção de amor’, “Quadrilha’, ‘Bachianas brasileiras’ e ‘Trenzinho caipira’. Villa-Lobos morreu no dia 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.