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Costa Rica e EPSJV estudam nova cooperação técnica

Pesquisadora ministrou aula inaugural na Escola de Tecnologias em Saúde, que é membro da RETS
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 31/03/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Tudo começou com uma aula inaugural, e promete se transformar em mais uma cooperação técnica. A professora-pesquisadora Ana Margarida Campello, do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde (Lateps) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), esteve na Escola de Tecnologias em Saúde da Universidade da Costa Rica, localizada na capital, San José, para proferir a aula inaugural dos cursos de tecnologia com o tema ‘A formação de tecnólogos para a atenção integral em saúde’. Mas, além da aula, Ana Margarida participou de reuniões com as equipes de professores e pesquisadores da instituição. “Apresentei os diversos aspectos do trabalho na EPSJV, nossos princípios educativos e discutimos o que se entende por formação de tecnólogos na nossa perspectiva. Também mostrei como é estruturada a pesquisa na Escola, nosso programa de Pós-Graduação e o Observatório de Técnicos em Saúde”, conta Ana Margarida, que coordena a pesquisa 'Dinâmica da Formação de Tecnólogos em Saúde: situação atual, tendências e a relação quantidade-qualidade', desenvolvida pela EPSJV.



Após as apresentações, a diretora da Escola de Tecnologias, Xinia Alvarado Zeledon, que esteve na EPSJV em 2008, por conta do Seminário Internacional sobre Formação Profissional no Mercosul, solicitou a cooperação técnica da Escola Politécnica em algumas áreas. Entre as demandas, estão o desenvolvimento conjunto de pesquisas e a participação de professores da Escola de Tecnologias como alunos do programa de Pós-Graduação da EPSJV.



A escola da Costa Rica é membro da RETS (Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde), da qual a Escola Politécnica é secretaria executiva.