Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Crise e pandemia

Livro lançado pela EPSJV reúne textos produzidos por professores e pesquisadores da Escola Politécnica e de instituições públicas de ensino como Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 10/12/2020 16h53 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

‘Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral’. Este é o título do livro que será lançado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e que se dedica a desbravar as contradições relacionadas à economia política, comunicação, políticas públicas de saúde e educação, além da condição geral dos trabalhadores, aprofundadas em tempos da pandemia da Covid-19. A publicação será lançada no dia 15 de dezembro, às 18 horas, em uma live no canal do Youtube da EPSJV com a participação de organizadores e autores do livro, que incluem  professores e pesquisadores da Escola Politécnica e também das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Para a professora-pesquisadora da EPSJV Letícia Batista, que organizou o livro com conjunto com o também professor-pesquisador André Dantas, a ideia da publicação parte das inquietações com a situação da classe trabalhadora, sentida e vivida no Brasil e fora dele, dramaticamente ampliada e agudizada pela pandemia causada pelo novo coronavírus. “Ao recuo da fronteira dos direitos, à ampliação das violências de Estado e à degradação acelerada das condições ambientais, entre outras coisas, veio se somar o adoecimento e a mortandade causada por uma pandemia que é (ela mesma) produto da forma predatória de expansão das relações capitalistas”, aponta.

Nesse sentido, Letícia ressalta que o livro é parte de um esforço coletivo de apresentar uma resposta, científica e política, num momento em que a pandemia funciona como uma “pedagogia da catástrofe”, elevando ao último grau as contradições da vida social sob o capitalismo.

Na mesma linha, André considera o livro um produto da trajetória de pesquisa e análise da realidade social de um conjunto de autores, todos vinculados a instituições públicas, socialmente referenciadas, e que reforçam a importância desses espaços de formação e intervenção sobre a realidade. “Em tempos de anti-ciência, de obscurantismo e pós-verdade, essa reunião de autores e instituições não se constitui num detalhe, mas sim na confirmação de sua importância”, afirma.

Dividida em 12 capítulos, a publicação traz artigos sobre a pandemia e suas relações com a crise econômica, o Sistema Único de Saúde (SUS), a educação pública, papel do Estado na Saúde, Atenção Primária, além de reflexões sobre a Covid-19 nas favelas, o complexo econômico-industrial da Saúde e a questão das Informações e Registros em Saúde durante a pandemia, entre outros temas.

Segundo André, a expectativa é que o livro seja lido e difundido o mais amplamente possível nos mesmos espaços públicos de formação, como escolas, universidades e instituições de pesquisa públicas. “Isso como forma de contribuir, no limite possível do seu esforço, com a desnaturalização do real que nos cerca, como uma das tarefas permanentes e incontornáveis para os que vivem do seu próprio trabalho”, destaca.

O livro ‘Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral’ estará disponível apenas em formato digital e poderá ser acessado e baixado gratuitamente no Portal EPSJV após o lançamento.