Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cuidadores de pessoas idosas em tempos de Covid-19

Pela primeira vez no Brasil, pesquisa vai avaliar e esclarecer as condições de trabalho e saúde desses trabalhadores
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 10/08/2020 17h32 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

PixabayPara fazer um levantamento inédito no país, foi lançada hoje a pesquisa ‘Avaliação das condições de trabalho e saúde de cuidadores de pessoas idosas em tempos de Covid-19’. Sob a coordenação do professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Daniel Groisman, e da pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Dalia Romero, o estudo busca reunir informações sobre o perfil sociodemográfico de cuidadores de pessoas idosas e mapear o impacto da pandemia para as suas condições de trabalho, informação e saúde. A pesquisa faz parte do projeto "Cuidando de quem cuida”, que é financiado pelo Edital Inova, da Fiocruz, e tem a colaboração de pesquisadores da EPSJV, do Icict/Fiocruz, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Segundo Daniel, a pesquisa se debruça sobre uma população em situação de vulnerabilidade, as pessoas que cuidam de idosos, abrangendo tanto os cuidadores familiares, quanto os cuidadores remunerados. “Entretanto, poucas informações se tem sobre a situação dos seus cuidadores, que se encontram em situação de grande responsabilidade, maior sobrecarga e, certamente, com necessidades de apoio e maior acesso à informação nesse momento”, ressalta.

Sendo assim, Daniel afirma que a realização do estudo busca dar visibilidade para esse contingente de trabalhadores e para as suas necessidades em saúde e de melhorias no trabalho. “Os resultados da pesquisa também poderão ser úteis para o planejamento de ações voltadas para a melhoria das condições de cuidado dos idosos”, aponta.

Para participar da pesquisa, basta acessar o site do projeto  e preencher um questionário online. A participação é anônima.

O projeto

Além da pesquisa, o projeto ‘Cuidando de quem cuida: educação continuada e avaliação das condições de trabalho e saúde de cuidadores de pessoas idosas em tempos de Covid-19’ prevê a disponibilização de um portal com materiais informativos e educativos para cuidadores, com ênfase no enfrentamento da pandemia. O projeto foi aprovado em maio deste ano, no edital ‘Ideias e Produtos Inovadores - Covid-19 - Encomendas Estratégicas’, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz), que tem como objetivo incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fundação.

Comentários

Como sensibilizar o idoso dos cuidados contra o Covid-19?

Achei bom esses cuidados com cuidadores....recebo os cuidados.

A Fiocruz está fazendo a diferença nesse monento crítico do país.

minha mãe tem demência partindo para alzaimer e fica difícil toda hora perde as máscara quando vejo está na cabeça ou no queixo

Eu sou cuidadora e sei a importância desse proficiência na área de cuidados em ampla escala ... NN somente durante uma pandemia e achei uma falta de consideração NN ter incluído o cuidador como um profissional da área da saúde , desde que , ele fosse formado por um curso reconhecido ! Eu sou formada pela cruz vermelha e pra ser reconhecida como da área da saúde tbm terei que fazer técnico de enfermagem ... E muitos dos cuidados que eu já tenho com minha idosa estão incluído nós cuidados de um técnica de enfermagem .

Eu e minha irmã cuidamos de nossa mãe, com 95 anos incompletos. Está sendo muito difícil pois nos revezamos e somos idosos e temos comorbidades. Nossa mãe é portadora de marcapasso e depressiva...de forma que, nem levar pra fazer revisão do marcapasso levamos...e somos nós que administramos os remédios e abastecemos nossas casas...Enfim torcemos muito para uma vacina, já que tá muito dificil!!!

É muito importante a presença da Fiocruz no momento que estamos vivendo.

Gostaria de comselhos

Boa tarde!! Gostaria de participar da pesquisa.

meu pai tem parkisson, e mesmo dentro de casa contraiu a covid, notei que o parkison evoluiu muito depois da covid, e ficou com um pouco de demência.

Quero participar da pesquisa. Cuidador de idoso informal.

Minha Mãe de 80 anos está desde 18 de março em quarentena, realizamos todos os assuntos externos, compra no mercado, farmácia. Visitamos mantendo a distancia social ela é super independente e mora sozinha.

Gostaria d participar da pesquisa, sou cuidadora de idoso a mais d 6 anos

Como lidar com a depressao

Cuido da minha mãe que tem 94 anos. Eu tinha uma cuidadora,mas com a pandemia tive que dispensa-la. Assumi tudo sozinha e fui aprendendo com a rotina de cada dia.

Gostaria de participar da pesquisa. Cuidamos do meu pai em casa, e em tempos de pandemia tudo fica mais difícil e complicado!

Eu cuido da minha mãe com 83 anos tem demencia ,antes da pandemia minhas irmãs pegavam no domingo de manhã e devolviam a tardinha agora está direto direto comigo.