Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Documentário sobre o PAC Manguinhos é lançado na EPSJV

Filme foi produzido pelo Laboratório Territorial de Manguinhos e é focado na questão habitacional.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 28/08/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


As expectativas dos moradores de Manguinhos em relação às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal), principalmente em relação à habitação: esse é o tema do documentário ‘PAC Manguinhos: O futuro a Deus pertence?’. O filme foi produzido pelo Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) em parceria com a Escola de Cinema Darcy Ribeiro. A produção teve ainda o apoio técnico do Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na fase de pós-produção.



O lançamento do documentário aconteceu no auditório da EPSJV, no dia 18 de agosto, seguido de um debate com a diretora do filme, Fabiana Melo Sousa, e com moradores de Manguinhos que. “Nesse documentário, focamos na questão da habitação, que é a que tem causado mais preocupação entre os moradores. As pessoas reclamam que não sabem o que vai acontecer e que não têm acesso aos projetos. No caso das remoções, por exemplo, os processos são muito rápidos. As decisões são tomadas e as pessoas são apenas comunicadas”, conta Fabiana, que também é integrante do LTM.



O Laboratório Territorial de Manguinhos é formado por trabalhadores da Fiocruz e moradores do bairro, bolsistas e alunos de ensino médio participantes do programa de vocação científica PROVOC DLIS. O LTM tem como objetivos fazer a promoção da saúde integrando ciência e cidadania, sistematizar os conhecimentos sobre o território, além de acompanhar as políticas públicas relevantes para a população de Manguinhos.



Filme



O documentário foi gravado entre junho e dezembro de 2008 e retrata as incertezas dos moradores em relação às mudanças que serão provocadas pelas obras do PAC. “A idéia do documentário surgiu porque acreditamos no audiovisual como instância mobilizadora. Vendo sua comunidade no vídeo, as pessoas percebem melhor os problemas cotidianos. Também é uma maneira mais fácil de dialogar com os jovens”, diz Fabiana.



A diretora conta que na gravação de depoimentos e também nas conversas com os moradores durante a produção do filme, as opiniões dos moradores eram bem divididas. “O documentário tem esse nome, ‘O futuro a Deus pertence?’, como forma de pergunta, porque percebemos durante a gravação que ainda está tudo muito confuso. Alguns moradores têm muita esperança que as coisas vão melhorar, enquanto outros dizem que só acreditam vendo”, explica Fabiana.



Dando continuidade ao trabalho audiovisual, o LTM está produzindo um novo documentário com foco nos impactos do PAC Manguinhos na Saúde e no Saneamento. “Vamos usar parte do material bruto do outro documentário e também colher novos depoimentos. Neste filme, vamos incluir ainda entrevistas com os responsáveis pelo PAC”, diz Fabiana. Nessa produção, o LTM também conta com a parceria do Nuted para a gravação das imagens.



O novo filme terá um pré-lançamento em setembro deste ano, durante as comemorações de aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). “Vamos fazer uma primeira exibição para ouvir as opiniões das pessoas sobre o filme e receber sugestões de modificações”, diz Fabiana.



PAC Manguinhos



Na região de Manguinhos, vivem cerca de 69 mil moradores, em 13 mil comunidades. Para o documentário ‘PAC Manguinhos: O futuro a Deus pertence?’, foram gravados depoimentos com moradores das comunidades Beira-Rio, Vila Turismo, CHP 2 e Parque João Goulart. As obras do PAC Manguinhos começaram em março de 2008 e incluem investimentos de R$ 1,1 milhão em habitação (construção e reforma de casas), urbanização (elevação da via férrea, saneamento básico, água, iluminação e recuperação de ruas e rios), educação (construção de cinco creches, duas escolas – incluindo uma de ensino técnico profissionalizante – e uma biblioteca), saúde (construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA e um Centro de Apoio Psiquiátrico – CAPS), áreas de lazer, emprego, qualificação profissional e regularização fundiária. O PAC também prevê a participação dos moradores nos destinos do PAC.