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Educandos do EdPopSUS do Maranhão e do Pará promovem ações de valorização dos saberes populares em seus territórios

A criação de uma Feira do Pequeno Produtor e a mobilização da população local para participação no 10º Fórum Social Panamazônico tem sido algumas das iniciativas realizadas por estudantes durante a formação coordenada pela EPSJV
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 24/08/2022 08h58 - Atualizado em 24/08/2022 13h23

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) tem gerado algumas ações efetivas de valorização dos saberes populares no cuidado à saúde em diversos territórios do Maranhão e do Pará. Isso porque o EdPopSUS está com uma turma em andamento em Belém (PA) e sete turmas na região de São João dos Patos, no Maranhão. O projeto em nível nacional é coordenado pelas professoras-pesquisadoras da EPSJV, Vera Joana Bornstein e Márcia Lopes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém e a Escola de Saúde Pública vinculada à Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão.

Para Vera Joana, apesar de não haver mais um financiamento específico para a realização do Edpopsus desde 2019, a Escola Politécnica tem conseguido realizar o curso todos os anos, por meio de Acordos de Cooperação com estados e municípios. “O desenho do curso foi nacional, mas a equipe teve a preocupação de abrir espaço para que as problemáticas e características locais fizessem parte do curso. Isso foi possível, sobretudo, por meio do trabalho de campo, que é o ponto de partida de cada encontro e no qual os educandos trazem a realidade local”, destacou. Dessa forma, continuou ela, surgiram iniciativas locais como a participação dos educandos de Belém na mobilização da população para o 10º Fórum Social Panamazônico e das educandas de Mirador (MA) em qualificar ainda mais o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) na comunidade, além da produção de uma Feira do Pequeno Produtor, em Lagoa do Mato (MA).

Sebastiana Belfort, pedagoga e coordenadora estadual do curso Edpopsus pela Escola de Saúde Pública do Maranhão, contou que tem percebido a união dos agentes comunitários de saúde e de endemias, bem como outros profissionais de saúde e lideranças comunitárias, que anteriormente trabalhavam isoladamente. “Tem havido uma troca de experiências e uma busca conjunta para solução dos problemas nos territórios”, acrescentou.

Valorização dos saberes populares

Em Lagoa do Mato, na região de São João dos Patos (MA), os educandos promoveram uma feira com pequenos produtores, no dia 9 de agosto. Lá, eles reuniram alimentos e produtos característicos da região e apresentaram a vivência do curso ao público presente. Segundo a educanda Jaquelânia Santos, a ideia surgiu durante um dos eixos do curso, que tratava dos costumes e forma de viver das comunidades. “A gente foi relembrando a cultura, a culinária e o que vem do pequeno produtor. Pensamos em fazer um café compartilhado, mas quando pensamos no que cada um dos estudantes já fazia para vender, como doces e azeites, resolvemos criar a feira para ajudar nas vendas desses pequenos produtores rurais”, contou, adiantando que já estão pensando em outras edições da feira para ampliar para mais pessoas da comunidade.

Em Mosqueiro, distrito de Belém (PA), a educanda Elizabeth Ayres falou da experiência de mobilizar a comunidade para participar do 10º Fórum Social Panamazônico, em julho de 2022. “Fomos à Universidade Federal do Pará (UFPA) e caminhamos convidando todos para participarem do evento conosco. Em seguida, fizemos uma oficina com distribuição de chás e banhos de cheiros, explicando como prepará-los e para que servem as ervas”, afirmou, contando que no mesmo dia, os educandos promoveram uma roda de conversa com a participação da secretaria municipal de saúde e com representantes de quilombolas e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dentre outros: “Falamos sobre a sociedade que nós queremos, na qual cada um tem seu direito assistido de acordo com sua particularidade”. 

Para a educanda de Mirador (MA), Francisca Lima, o curso tem tido um papel central em qualificar ainda mais o trabalho dos ACS. “O EdPopSUS veio para completar a formação dela como agente de saúde. O curso tem me ajudado a qualificar ainda mais as nossas visitas domiciliares, com abordagens mais amplas e diferenciadas à nossa área de atuação, tendo em vista a família como um todo”, concluiu.

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