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EJA Manguinhos promove semana de formação e planejamento docente

Atividade contemplou avaliações e apontamentos de pautas prioritárias para o trabalho docente da Educação de Jovens e Adultos na EPSJV
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 25/02/2022 10h58 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Educação de Jovens e Adultos (EJA-Manguinhos), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), promoveu, de 7 a 11 de fevereiro, uma semana de formação docente, avaliação e planejamento. No primeiro dia, o grupo de professores sistematizou os principais marcos pedagógicos da trajetória da EJA-Manguinhos ao longo dos seus dez anos de atuação. A atividade contemplou avaliações e apontamentos de pautas prioritárias para o trabalho docente. O encontro contou com a participação de Elizabeth Campos, coordenadora da organização de base de favela de Manguinhos, Rede CCAP, que resgatou a origem histórica da atual EJA-Manguinhos com o projeto PEJA-DLIS; e do professor Waldenir Reis, que falou sobre as interfaces com o projeto de EJA da extinta cooperativa de trabalhadores de Manguinhos - Cootram.

No segundo dia do encontro, o tema foi a Pesquisa na Educação de Jovens e Adultos. Os professores debateram sobre concepção de pesquisa na Educação Básica, metodologias de trabalho e a necessidade de diferentes linguagens dos produtos da pesquisa. Já no terceiro dia, o tema foi "As interfaces entre educação e cultura em Manguinhos", com a participação da professora Maura Santiago, coordenadora do Sarau Manguinhos e Sarau Feminista; e de Leo Salo, do Projeto Memória de Manguinhos em Cordel. Nesse encontro, foram abordados os caminhos e descaminhos no fazer da arte literária diante de tantas violações de direitos e iniquidades que assolam o território de favela, e como a cultura e a educação podem descortinar um universo de potências criativas, transformadoras e emancipatórias nesses espaços muitas vezes renegados pelo poder público.

No quarto dia, houve um debate sobre a metodologia da EJA. "Como construir uma metodologia de ensino que considere o estudante trabalhador?" e "Como construir uma metodologia de reunião pedagógica que contemple a avaliação do ensino-aprendizagem e o (re)planejamento das ações pedagógicas?" foram questões debatidas pelos professores e utilizadas como norteadoras para a reorganização da prática docente. Já no último dia da semana de formação e planejamento, os professores compartilharam os conceitos a serem trabalhados no primeiro semestre de 2022 com as turmas de EJA na Escola Politécnica. A partir dessa discussão, houve a construção de projetos interdisciplinares e aulas integradas.