Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

“Em busca da vacina”

Filme produzido por profissionais e ex-alunos da Escola Politécnica conta um pouca da história de Oswaldo Cruz e Joaquim Venâncio
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 03/02/2023 09h02 - Atualizado em 03/02/2023 11h51

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou o curta-metragem “Em busca da vacina: o retorno de Oswaldo Cruz e Joaquim Venâncio”. Com direção do professor-pesquisador Gregório Albuquerque e dos ex-alunos da Escola, Hugo Marins e Evelyn Abreu, o filme conta a história de Rosa, pesquisadora da Fiocruz, que às vésperas da apresentação de sua pesquisa sobre Oswaldo Cruz e Joaquim Venâncio, tem um encontro surpreendente com esses personagens. 

No elenco do filme, estão ex-alunos da Escola Politécnica, além de uma trabalhadora de Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). "Sempre falo para os estudantes que a escolha pelo audiovisual é para a vida toda. Vivemos em um mundo audiovisual e, por isso, precisamos pensar em como utilizá-lo para além de uma mera reprodução”, afirma Gregório, acrescentando que o filme é fruto da educação politécnica promovida pela EPSJV, que traz a experiência do audiovisual na formação. “O grupo agora pensa novos projetos e convites para outras produções”, contou.

O professor-pesquisador lembra ainda que, no período de distanciamento social por conta da Covid-19, ele convidou ex-alunos da disciplina de Audiovisual da EPSJV para produzir uma experiência de produção audiovisual a distância: “Assim surgiu o filme “Audiovisual em Casa” e foi o começo do grupo RAMISETH, que também produziu esse novo curta”.

Segundo Rodrigo Gomes, ex-aluno da Escola, que deu vida a Joaquim Venâncio no filme, foi um desafio interpretar uma figura tão ilustre. “Durante minha formação na Escola Politécnica fui conhecendo quem foi Joaquim Venâncio e, no filme, pude sentir um pouquinho mais quem foi Joaquim. Aceitar e encarar esse desafio foi fantástico”, destaca o jovem.