Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV amplia parceria com Instituto Fernandes Figueira para estágio de estudantes

Instituto já recebia os estudantes de Gerência em Saúde e de Análises Clínicas. Agora, também receberá os alunos de Biotecnologia e da especialização técnica em Mamografia
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 06/10/2021 16h51 - Atualizado em 01/07/2022 09h41

Jovens estudantes do 4º ano do ensino médio e da Especialização Técnica em Mamografia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) darão início, neste mês, aos estágios presenciais no Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), por meio da ampliação da parceria entre as unidades. O IFF já recebia os alunos da habilitação de Gerência em Saúde e Análises Clínicas para estágios.

De acordo com o assessor da Vice-direção de Ensino e Informação da EPSJV, Rafael Bilio, inicialmente, o estágio será ofertado para 25 estudantes do Ensino Médio, que foram selecionados pelas coordenações de estágio de cada habilitação. No caso da Especialização Técnica em Mamografia, foram selecionadas duas estudantes da turma de 2020. Eles farão os estágios em diferentes setores do Instituto, como nas áreas de Orçamento, Farmácia, Banco de Leite Humano, Radiologia, laboratórios de Medicina Genômica e de Citogenética Clínica, dentre outras.

Para Rafael, a parceria é estratégica diante da redução dos campos de estágio provocados pela pandemia de Covid-19. “A integração ensino e serviço mostram a sua potência nessa relação entre EPSJV e IFF, que poderá fomentar ainda uma rede intrainstitucional orgânica na Fiocruz, para acolhimento dos estudantes dos cursos técnicos e de pós-graduação em saúde”, completa.

Na visão de Carla Trevisan, coordenadora de Educação do IFF, a parceria potencializa a formação acadêmica e promove a troca de experiência, ampliando o papel da Fiocruz na formação para o SUS. “Além disso, a atual gestão estimula a formulação de cooperações entre as unidades a fim de se aproximar do campus e fortalecer a Fiocruz. Acredito que a abertura do IFF como campo de estágio seja somente o primeiro passo nessa parceria”, comemora.

Uma longa parceria

O IFF é um campo de estágio para o Curso Técnico de Análises Clínicas há mais de 25 anos e para o Curso Técnico de Gerência em Saúde desde 2012.

Para a professora-pesquisadora da EPSJV Mônica Murito, essa parceria é fundamental no intercâmbio de conhecimentos e experiências entre o mundo do trabalho e a escola. “Proporciona ao aluno o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, o espírito crítico, a responsabilidade e a iniciativa”, ressalta, acrescentando que a parceria com Análises Clínicas conta com a colaboração da Dra Fabíola Kegele e Dr Jânio Alves Cordeiro do Departamento de Patologia Clínica, Dra Nilma Ferreira, do Laboratório de Histopatologia e Dr Marcelo Meuser, do Laboratório de Patologia Molecular.

Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV Simone Ferreira, a parceria de Gerência em Saúde tem permitido oferecer estágios em uma ampla gama de setores do hospital, abarcando desde áreas de administração geral até serviços de apoio diagnóstico e terapêutico ou mesmo finalísticos.  

Ao longo desse período, Simone lembra que a diversidade de serviços oferecidos como estágio, assim como a qualidade da supervisão dos alunos têm resultado no crescente interesse dos estagiários pelo ambiente hospitalar. No caso de Gerência em Saúde, em 2018, houve a redefinição dos setores envolvidos na oferta e supervisão de estagiários. Ela informou ainda que o número de vagas de estágio oferecidas pelo hospital tem sido progressivamente ampliado. “Vale destacar também o trabalho em parceria desenvolvido no ano de 2020, quando o quadro de tragédia sanitária e a sobrecarga da assistência hospitalar não impediu o IFF de contribuir para a formação desses jovens estudantes, ao oferecer estágio, no regime remoto. Cabe ressaltar o compromisso da unidade e desses trabalhadores com o nosso curso, mediante a introdução dessa modalidade de prática até então desconhecida por todos nós”.

Já pensando na ampliação para os outros cursos, Rafael ressalta que as negociações começaram em julho de 2021, a partir da reunião da direção da EPSJV com o IFF e as suas respectivas vices-direções de Ensino, apresentando como um dos pontos de pauta, as demandas com relação ao estágio presencial a ser ofertado. Nesse cenário, foi apresentada a possível oferta, com as perspectivas de número máximo de estagiários e envio dos projetos político pedagógicos dos cursos para conhecimento da coordenação de educação do IFF. “Esse dimensionamento foi muito importante para identificar quais seriam os profissionais, supervisores, preceptores, coordenadores de laboratórios para fazerem um levantamento da capacidade que conseguiriam absorver os estagiários da EPSJV”, conta. Em uma nova reunião, em setembro deste ano, ficou definido que os estudantes da EPSJV iniciarão os estágios em outubro de 2021, seguindo todos os protocolos de segurança.

Para Simone, mesmo com as mudanças orientadas para a conformação de um novo modelo de atenção, os hospitais seguem ocupando um lugar de destaque nos sistemas de saúde, seja por permanecerem como um local de atendimento aos casos mais graves; por concentrarem um grande número de especialistas e de equipamentos médicos, ou ainda por continuarem a funcionar como importantes centros de formação e de produção de conhecimentos em saúde. “Esperamos trazer para a formação desses alunos essa complexidade de elementos que abarca a prática nos ambientes hospitalares”, conclui.