Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV apresenta proposta de formação para países da CPLP

Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde será realizado nos países africanos de Língua Portuguesa.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 29/04/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) apresentou à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a proposta do plano de curso de Especialização Lato Sensu em Educação Profissional em Saúde. A apresentação foi feita durante uma reunião realizada em Lisboa, Portugal, de 21 a 23 de abril, que contou com a participação de representantes dos países africanos da CPLP, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (IHMT), da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e do Ministério da Saúde do Brasil.



A realização do curso é uma das ações do  Plano de Trabalho da Rede de Escolas Técnicas da CPLP, da qual a EPSJV é a coordenadora. “A realização do curso de especialização é uma das prioridades da Rede para contribuir para a estruturação e consolidação das instituições públicas de formação de técnicos desses países”, explicou a coordenadora de Cooperação Internacional da EPSJV, Anamaria Corbo, que participou da missão a Portugal, juntamente com os pesquisadores da EPSJV, Carlos Eduardo Batistella e Marcela Pronko.



O Plano de Trabalho da Rede da CPLP foi elaborado em dezembro de 2009, durante a 1ª Reunião Geral da Rede, realizada na EPSJV.



Especialização



O plano do curso de especialização foi elaborado por um grupo de trabalho formado por representantes da Coordenação de Cooperação Internacional e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV. O curso tem como objetivo especializar docentes e dirigentes da área de Saúde desses países na área da Educação Profissional em Saúde, aprofundando as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as políticas de educação e suas relações com a saúde e com o trabalho em saúde. “O curso pretende possibilitar a compreensão histórica dessas políticas e potencializar práticas transformadoras que contribuam para a estruturação das instituições públicas de formação de técnicos em saúde dos países africanos da CPLP e do Timor Leste. A EPSJV tem como princípio, na cooperação internacional, contribuir para a estruturação dessa área nos países, de forma que possam adquirir autonomia na formação de seus quadros”, explica Anamaria.



O curso terá a duração de 416 horas e serão oferecidas 30 vagas. As aulas serão realizadas de forma rotativa em cinco dos países que participarão do curso – Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.



A previsão é que o curso seja iniciado em outubro de 2010. Os candidatos serão indicados pelos países participantes e a EPSJV vai coordenar o processo de seleção. A coordenação geral e pedagógica do curso, além da certificação, será feita pela EPSJV. A coordenação executiva será feita pela Escola e por um representante de cada país participante. “As aulas serão ministradas por profissionais da EPSJV, mas também haverá a participação de representantes das áreas de Saúde e Educação dos países participantes em alguns módulos, como professores ou palestrantes, para garantir uma aproximação maior com a realidade desses países”, explicou Anamaria.



O curso que será realizado para os países africanos de língua portuguesa da CPLP e o Timor Leste foi desenvolvido especificamente para esses países. A proposta foi elaborada a partir das experiências do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola e da Cooperação Internacional. O curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde foi oferecido na EPSJV de 2004 a 2009.  Antes disso, em 2002 e 2003, foi oferecido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Atualmente, o Programa de Pós-Graduação da EPSJV oferece o curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde.