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EPSJV conclui Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Audiovisual

Formação inédita e gratuita teve o objetivo de capacitar e apresentar propostas da educação audiovisual a docentes da educação básica de escolas públicas
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 21/06/2022 12h20 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) concluiu, no dia 20 de junho, a primeira turma do Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Audiovisual. Com carga horária de 60 horas, realizadas em aulas remotas, a formação inédita e gratuita foi destinada a professores dos segmentos da educação básica de escolas públicas. "Foi um espaço de troca de experiências e aprendizados sobre a Educação Audiovisual em uma perspectiva cultural, política e pedagógica, com o objetivo de formar um aluno culturalmente constituído e politicamente contestador”, destacou o professor-pesquisador da EPSJV, Gregório Albuquerque, que coordenou o curso.

Na visão de Gregório, o curso online permitiu uma troca cultural entre professores de diferentes estados e regiões do Brasil. “Creio que o audiovisual seja ao mesmo tempo uma expressão subjetiva do aluno, mas também uma crítica da sua realidade”, apontou.

Para o aluno Benedito de Saboia, que é professor na Escola de Ensino Fundamental e Médio Helenita Mota, em Fortaleza (CE), o curso foi significativo por não deixar vácuos para dúvidas. “A formação cumpriu todas as minhas expectativas com um vasto conteúdo. A distância da tela foi superada pela dedicação e pela organização da equipe. Fui agraciado com esse curso”, ressaltou. A professora da Escola Municipal Grécia, no Rio de Janeiro (RJ), Lídia Santos, que foi aluna do curso, concordou: “O curso nos deu um suporte muito bom, porque além de ter fornecido a parte teórica, ele fortaleceu a prática do audiovisual nas escolas públicas. O caminho é dar voz ao aluno, transformando-o em um cidadão capaz de utilizar uma ferramenta tão importante, que é o audiovisual, de uma forma consciente".

Para o aluno Sérgio Vitor, que é professor do Colégio Pedro II, também no Rio de Janeiro, a formação foi bem organizada e estruturada, além de ser conduzida de forma flexível e participativa. “O curso conseguiu equilibrar aspectos teóricos e relacionados a parte mais subjetiva da produção audiovisual com outros aspectos bastante técnicos muito importantes”, destacou.

O curso foi dividido em quatro eixos: “Cineclube”, com exibição de filmes e debates; “Imagem contemporânea”, que apresentou a discussão do lugar e papel da imagem na sociedade contemporânea; “História do cinema (vanguardas)”, que apresentou e contextualizou o lugar da imagem e do audiovisual na história, assim como a quebra da racionalidade com algumas vanguardas; e, “Demonstração da metodologia da produção audiovisual”, no qual foi proposto um exercício de produção com os docentes para que adquiram experiência para passar aos alunos.

“A ideia agora é continuar e ampliar essa rede de professores que utilizam o Audiovisual na educação como um espaço de trocas de experiências, dúvidas e reflexões sobre o tema”, finalizou Gregório.

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