Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV conclui retorno gradual às aulas presenciais do Ensino Médio

Nesta semana, retornaram às aulas presenciais as turmas do 1º e 2º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde
Leonardo Couto - EPSJV/Fiocruz | 22/02/2022 10h56 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) concluiu nesta semana o retorno gradual às aulas presenciais dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde integrado ao Ensino Médio. No dia 21 de fevereiro, as turmas do 1º e 2º ano voltaram ao ensino presencial, como já havia acontecido com as turmas de 3º e 4º anos e com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde o dia 14 de fevereiro.

Segundo a diretora da EPSJV, Anamaria Corbo, com o retorno do 1º e 2º ano, a Escola Politécnica se configura como a primeira instituição federal do Rio de Janeiro com 100% das aulas presenciais. “Estamos bem felizes com isso e queremos agradecer a todos que fizeram esse retorno possível, trazendo segurança para todos os trabalhadores e estudantes da Escola”, destacou Anamaria.

O processo de retorno ao ensino presencial foi possível, entre outras coisas, pela instalação de um sistema de troca de ar interno, com auxílio do uso de ventiladores e exaustores, nas salas de aula. Com esse sistema, é possível ligar o ar-condicionado nas salas de aula e reduzir o risco de transmissão da Covid-19, uma vez que o ar nas salas de aulas está sempre em processo de renovação, nos ambientes de ensino e outros espaços de convivência.

Para o estudante Luiz Eduardo, do segundo ano da habilitação de Biotecnologia, o retorno superou suas expectativas. “A coordenação da Escola está sendo muito eficiente e as mesas estão separadas nas salas. As aulas também estão sendo muito boas. Então, quem está apreensivo pode vir que está tranquilo e todos estão usando máscara”, disse Luiz.

Já Esthefane Vitória, aluna do primeiro ano da habilitação de Análises Clínicas, destacou o ambiente nas salas de aula. “A volta às aulas está sendo muito legal. Eu estava bem ansiosa. A estrutura da sala está perfeita”, disse Esthefane.