Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV é premiada na 17ª Raic

Bolsista Pibic da escola recebe prêmio de melhor trabalho; alunas do Provoc também são premiadas.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 05/11/2009 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Pela primeira vez em 17 anos, uma bolsista de iniciação científica orientada por pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) conquistou o prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica da Fiocruz. O trabalho de Viviane de Souza Silvestre foi premiado como um dos dez melhores da 17ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC). A cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios aconteceu no dia 30 de outubro, na Tenda Ciência em Cena.



Viviane, que conclui este ano o curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), foi premiada com o trabalho ‘Desvelando a visão de egressos do Provoc sobre a relação iniciação científica e desenvolvimento de jovens’. Viviane foi orientanda Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) das pesquisadoras da EPSJV, Isabela Cabral Félix de Sousa e Cristiane Nogueira Braga. "Receber a premiação é uma grande satisfação que coroa todo o trabalho desenvolvido por mim e minhas orientadoras ao longo de meus dois anos como bolsista Pibic no Politécnico", disse Viviane, que pretende continuar seus estudos na área de Educação Profissional e Juventude.



Provoc



Três alunas do Provoc (Programa de Vocação Científica), que cursam o 3º ano do Ensino Médio, também foram premiadas na 17ª RAIC. Ana Carolyne do Nascimento ficou em primeiro lugar na categoria Provoc  com o trabalho ‘A utilização do íon cálcio pelo planorbídeo biomphalaria glabrata, principal hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni no Brasil’. A estudante, que faz o Provoc no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), pensa em seguir carreira na área em que atua: está prestando vestibular para Biologia e Farmácia. “Participei pela primeira vez da Raic e achei incrível ter sido premiada. Até pouco tempo nem pensava em fazer estágio na Fiocruz. Já tinha um fascínio pela Biologia e quando surgiu a oportunidade de fazer o Provoc decidi aproveitar. Faço o Provoc porque gosto e é bom fazer o que você gosta”, disse a aluna do Colégio Pedro II (Unidade Realengo).



Com o trabalho ‘Programas de controle de vetores nos municípios do estado do Rio de Janeiro após a implantação do Sistema Único de Saúde’, Joyce Liz Costa Borges recebeu menção honrosa. Ela faz o Provoc na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Sérgio Arouca e diz que sua participação no programa trouxe contribuições não só para sua formação escolar, mas também para seu desenvolvimento pessoal. “Atuar na ENSP me fez abrir os olhos para a situação da saúde pública brasileira. Acredito que premiações como a Raic incentivem as pessoas a aprofundar cada vez mais os estudos nos temas escolhidos”, observou a estudante do Colégio Pedro II (Unidade Realengo) que pretende fazer o curso universitário de Ciências Biológicas.



A aluna do Cap Uerj, Vanessa do Rosário Costa Mendes, sempre teve interesse pela área científica e quando conheceu o Provoc, aproveitou a oportunidade de fazer o programa na Fiocruz. Vanessa recebeu menção honrosa pelo trabalho ‘Estudo do efeito do peptídeo AC2-26 no tratamento da inflamação pulmonar causada por sílica em camundongos’. “Só de ter apresentado o trabalho, já achei muito importante. Ser reconhecido como um dos melhores então é uma coisa muito positiva para meu currículo”, disse Vanessa, que está prestando vestibular para Medicina e faz o Provoc no IOC.