Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia atividades do acordo de cooperação técnica com a Argentina

Iniciativa vai elaborar currículo para curso de Vigilância da Saúde.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 03/06/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

Pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) estiveram em Buenos Aires, na Argentina, para a primeira atividade do acordo de cooperação internacional entre a instituição e o Ministério da Saúde argentino. De 19 a 21 de maio, Paulo Peiter, Gracia Maria Gondim e Ana Júlia Duarte, do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (Lavsa), participaram de uma oficina de trabalho em Vigilância/Inspetoria em Saúde com representantes do Ministério da Saúde da Argentina e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que organizou a atividade. “A oficina teve o objetivo de promover a troca de experiências sobre os processos de vigilância e inspetoria em saúde no Brasil e na Argentina. Nós apresentamos a experiência da EPSJV na formação de técnicos em Vigilância em Saúde”, disse Paulo Peiter.



Durante a oficina, os participantes também iniciaram a discussão sobre uma proposta de currículo para um curso técnico de Vigilância da Saúde com ênfase em saúde nas fronteiras, portos e aeroportos.



Nesta semana, a coordenadora de Cooperação Internacional da EPSJV, Anamaria Corbo, irá a Argentina para se reunir com representantes do Ministério da Saúde argentino para dar continuidade às atividades do acordo de cooperação técnica.



A demanda por parte dos argentinos pela cooperação surgiu em 2008 quando pesquisadores da EPSJV estiveram no país. Em novembro do ano passado, representantes do Ministério da Saúde argentino estiveram na escola para participar de uma reunião na qual foi definido um plano de trabalho para o acordo de cooperação. A iniciativa faz parte de um projeto de cooperação técnica com países da América Latina para o fortalecimento da área de educação de técnicos em saúde e tem o financiamento da Opas Brasil, através do acordo TC (Termo de Cooperação) 41 Brasil-Argentina.