Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia curso de especialização para alunos de Moçambique

Curso de Manutenção de Equipamentos em Saúde é mais uma ação de cooperação técnica internacional da Escola Politécnica.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 31/07/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) iniciou na segunda-feira, dia 27, o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão e Manutenção de Equipamentos em Saúde (Biomédicos e Médico-hospitalares) para um grupo de dez alunos de Moçambique, que são trabalhadores do Departamento de Manutenção do Ministério da Saúde de Moçambique. A iniciativa é mais uma ação de cooperação técnica internacional da EPSJV.



O objetivo do curso é formar os alunos de modo que eles possam desenvolver técnicas voltadas para a manutenção de equipamentos médico-hospitalares em ambientes hospitalares ou oficinas, supervisionar sua utilização em parques clínicos de sua utilidade, incluindo suas condições de segurança, e identificar os riscos para tratamentos e diagnósticos seguros e de qualidade.



O coordenador do curso, Francisco Bueno, explica que essa especialização é muito importante para esses profissionais, já que Moçambique tem carência nesse setor. “Com o curso, eles terão uma visão mais geral e humanística do ambiente hospitalar. Não é apenas um aprendizado técnico, em que só aprendem a consertar o equipamento, eles também ganham mais entendimento do ambiente hospitalar e das questões de segurança dos equipamentos“, explica Francisco. O engenheiro elétrico Eugênio Fernando Mandlate, um dos alunos do curso, concorda: “Estamos vendo que, ao final do curso, teremos uma visão ampla da manutenção e isso vai nos ajudar muito a resolver problemas que, às vezes, nos deixam embaraçados porque não temos a experiência ou o conhecimento que nos ajudariam a solucionar o problema’, diz.



O curso é dividido em seis módulos: Fundamentos Básicos da Mecânica e da Informática, Eletricidade, Eletrônica, Sistemas Funcionais Prediais, Tecnologia Biomédica e Gestão do Ambiente de Saúde.



As aulas devem ser encerradas em dezembro deste ano e, ao final do curso, os alunos receberão o diploma de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão e Manutenção de Equipamentos em Saúde (Biomédicos e Médico-hospitalares).