Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV inicia nova ação de cooperação técnica nacional

Trabalhadores das secretarias de saúde de Duque de Caxias e Queimados participam de curso de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 21/08/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Teve início no dia 18 de agosto, uma nova ação de cooperação técnica nacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Em uma parceria com as secretarias municipais de Saúde de Duque de Caxias e Queimados, trabalhadores dessas instituições estão participando do curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, oferecido pela EPSJV. O grupo de 37 alunos é formado em sua maioria por trabalhadores que já atuam na área gestão.



“Esse curso sempre é realizado em parceria com as instituições porque dessa forma o impacto na gestão da instituição é maior”, diz Francine Guizardi, uma das coordenadoras do curso, acrescentando que no ano passado, por exemplo, os alunos eram trabalhadores da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.



Ao final do curso, os alunos apresentam um projeto de intervenção, voltado para os locais em que trabalham. “Ao longo do curso são feitos exercícios que darão base para a elaboração desse projeto de intervenção. Nosso objetivo não é apenas que eles recebam os conhecimentos, mas também que possam produzir mudanças nos sistemas onde atuam, a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos”, diz Maria Luiza Cunha, que também é coordenadora do curso. “Sabemos que vários alunos têm conseguido desenvolver os projetos em suas instituições, com o apoio da gestão das unidades”, completa Maria Luiza.



Na abertura do curso, foi realizada uma aula inaugural com o tema ‘Gestão do SUS’, proferida pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Vacler Fernandes.



Com 192 horas-aulas, o curso está previsto para terminar em dezembro deste ano e, em fevereiro de 2010, os alunos apresentarão o projeto de intervenção. O curso é estruturado em sete módulos: Poli´ticas Públicas, Ética e Cidadania; Planejamento e Gestão no Cotidiano; Gestão do Processo de Trabalho em Organizações de Saúde; Gestão de Materiais e Equipamentos; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor de Saúde; Registro, Produção e Informação em Saúde; e Concepções e Metodologias de Planejamento.



O curso tem como objetivo formar técnicos especialistas em gestão de serviços de saúde, propiciando o aprimoramento de competências e habilidades para o exercício profissional de atividades administrativas-gerenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma participativa e crítica.