Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV lança Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Com mais de 150 práticas, site foi construído de forma participativa e colaborativa com autores de todo o Brasil que desenvolvem práticas originadas em diferentes campos de saber
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 23/03/2021 15h41 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Com o objetivo de conectar saberes e práticas em uma perspectiva interdisciplinar e desinstitucionalizante de saúde mental para a Atenção Básica, será lançado, oficialmente, no dia 25 de março, o site Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial, durante o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A iniciativa é um desdobramento da pesquisa “Desafios para a saúde mental na Atenção Básica: construindo estratégias colaborativas, redes de cuidado e abordagens psicossociais na Estratégia de Saúde da Família”, que integra a Rede de Pesquisa do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. Além do portfólio, o site da pesquisa reúne e disponibiliza para os trabalhadores e outros atores sociais envolvidos na saúde um Roteiro de Apoio e Facilitação de Processos Formativos em Saúde Mental para a Atenção Básica. 

Com mais de 150 práticas, o Portfólio foi construído de forma participativa e colaborativa com autores de todo o Brasil que desenvolvem práticas originadas em diferentes campos de saber, como promoção da saúde, direitos humanos, racismo e violências, álcool e outras drogas, saberes tradicionais e educação popular e profissional. Segundo a professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Nina Soalheiro, que coordena a pesquisa, foi um longo trabalho para reunir e sistematizar um conjunto de práticas inspiradoras que acontecem na Atenção Básica e em espaços comunitários. “São experiências que vão além do modelo tradicional biomédico, centrado no indivíduo, para propor práticas grupais, coletivas, rodas com muito acolhimento, afeto e cuidado no contexto dos territórios de vida e nos espaços públicos. Os autores envolvidos descreveram suas experiências, nos deram o passo a passo, enviaram seus registros em fotos e vídeos e compartilharam seus desafios”, ressalta.

De acordo com Nina, o site pretende dar visibilidade às práticas inspiradoras desenvolvidas em todas as regiões do país, disponibilizar ferramentas de busca e pesquisa, bem como conteúdos e estratégias pedagógicas orientadoras de processos formativos. “Nosso objetivo maior foi gerar, de forma colaborativa com os autores das práticas, novas estratégias ativas e dialógicas para a inclusão das ações de Saúde Mental na Atenção Básica”, aponta.

Além de Nina, o lançamento contará ainda com Augusto Cesar Rosito, professor-pesquisador da EPSJV, e com o convidado Charles Dalcanale Tesser, professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina.

A Pesquisa

A pesquisa ‘Desafios para a Saúde Mental na Atenção Básica: construindo estratégias colaborativas, redes de cuidado e abordagens psicossociais na ESF’ é realizada desde 2015 pela EPSJV em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Abrasco e IdeiaSUS. O estudo integra a Rede de Pesquisa do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), que visa fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que integrem o saber científico às práticas de saúde, a fim de contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do Portfólio, a pesquisa desenvolveu também o Roteiro de Apoio e Facilitação de Processos Formativos em Saúde Mental para a Atenção Básica, no qual foi feita uma busca, de caráter exploratório, dos currículos de cursos virtuais ou presenciais em Saúde Mental para a Atenção Básica em instituições de ensino de âmbito nacional para diferentes graus de escolarização. Segundo Nina, o processo de construção do produto incluiu reuniões ampliadas de pesquisa com trabalhadores, gestores e pesquisadores convidados, seguidas por oficinas. “O Roteiro de Apoio é a síntese de uma proposta pedagógica para produzir processos formativos criativos, flexíveis e colaborativos, que possa ser adaptada a diferentes necessidades locais e interesses específicos”, define.

Acesse aqui o Portfólio