Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV promove Ciclo de Encontros on-line

Evento abre as comemorações dos 35 anos do Programa de Vocação Científica da Fiocruz e abordará temas diversos
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 09/06/2021 10h10 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Em comemoração aos 35 anos do Programa de Vocação Científica (Provoc), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) está promovendo o Ciclo de Encontros “ProvocAção: Programa de Vocação Científica em tempos de pandemia”. Com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, o evento celebra ainda os 36 anos da EPSJV e os 121 anos da Fundação. Ao todo, serão realizadas cinco lives nos dias 10,15 e 25 de junho e 2 e 8 de julho. Os encontros serão transmitidos pelo canal do Youtube da EPSJV, sempre a partir das 14h30. 

Segundo Cristiane Braga, coordenadora do Provoc e do Pibic-EM e membro da comissão organizadora do ProvocAção, o ciclo de encontros tem o objetivo de continuar as ações do projeto de mesmo nome, criado no ano passado, diante da necessidade de distanciamento social e, consequentemente, da paralisação das atividades presenciais. “A ideia foi criar um espaço de reflexão e interlocução, propiciando o diálogo com nossos estudantes, através de temáticas instigantes e pertinentes ao contexto atual, ratificando o nosso compromisso com a formação científica”, ressalta Cristiane, acrescentando que, inicialmente, o ciclo seria oferecido em forma de reuniões fechadas para os estudantes do Provoc, mas, devido à relevância dos temas, a equipe decidiu ampliar as lives para o público em geral, democratizando o acesso às informações.

Cristiane faz um agradecimento à equipe de organização do evento pelo trabalho colaborativo e entusiasta, além de ressaltar a importância dos parceiros que cotidianamente colaboram para o desenvolvimento da iniciação científica no ensino médio através do Provoc, como as instituições de ensino conveniadas e os orientadores, além dos próprios estudantes. “É importante ratificar que para chegarmos até aqui, celebrando os 35 anos do programa, contamos com a colaboração e apoio de muitas pessoas e instituições compromissadas com a formação dos nossos jovens, propiciando um ambiente de conhecimento, intercâmbio e afeto. Que possamos fortalecer este trabalho que tem impactado tão positivamente a trajetória acadêmica-profissional de tantos jovens”, comemorou.

Programação

A primeira live, no dia 10 de junho, aborda o tema “Ciência e Arte” e traz como convidadas as professoras-pesquisadoras da EPSJV, Ana Lucia Soutto Mayor e Verônica Soares, além da egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) na EPSJV, Bruna Navarone , que atualmente é mestranda do curso de pós-graduação em Ensino em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). “Nesse momento tão difícil que estamos vivendo de ataques à Ciência de uma maneira geral, pensamos em trazer as contribuições desses dois campos de conhecimento tão importantes, unindo a sensibilidade com a racionalidade”, aponta Cristiane.

Em 15 de junho, a temática “Juventude e pandemia” será tratada pela professora-pesquisadora da EPSJV, Bianca Leandro; pela coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz, Luciane Ferrareto; pelo ativista, professor de português e colunista e editor do Jornal Comunitário @vozdacomunidade, Jonas di Andrade; e pelo graduando em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cofundador do LabJaca e do Jacaré Basquete, Thiago Nascimento. Nessa live, Cristiane destaca que os jovens são um dos grupos mais atingidos pela pandemia nesse momento e, que muitas vezes, atuando no mercado informal, são obrigados a transitar pela cidade: “Temos também muitos jovens atuando no combate à pandemia nas comunidades, em diversos projetos, e é essencial que eles existam para serem divulgadores e multiplicadores da conscientização no combate à Covid-19".

Já no dia 25 de junho, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo; a virologista e pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz, Marilda Siqueira; e a egressa do Provoc e analista da Qualidade do Laboratório de Controle de Microbiológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Natália Pedra, se encontram para falar da “Ciência no enfrentamento à Covid-19".  “Nessa live, o nosso objetivo é tentar fazer uma contextualização, desde o surgimento da pandemia, os avanços e retrocessos, passando pelo impacto na produção da vacina e pelas variantes que vêm nos preocupando. É importante que tenhamos fontes seguras para garantirmos a veracidade das informações”, esclarece a coordenadora.

A quarta live acontece no dia 2 de julho, com o tema “Juventude, Iniciação Científica e trajetória profissional”. Sob a mediação da jornalista e coordenadora do Núcleo de Mídias do Museu da Vida/Fiocruz, Renata Fontanetto, o encontro terá como convidados a graduanda em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e aluna de Iniciação Científica de Farmanguinhos/Fiocruz, Aryella Correa; o professor adjunto e coordenador da disciplina de Língua Portuguesa na Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Diego Vargas; a professora de Educação Física e membro da Liga de Educação em Saúde da Uerj, Nivea Frutuoso; e a professora de Biologia e apresentadora do canal Futura, Rafaela Lima. “Essa live é muito especial pois tem um forte componente afetivo, uma vez que foi concebida para os nossos queridos egressos do Provoc. Serão apresentadas as trajetórias com destaque para o impacto gerado pela participação no Programa. Graças ao comprometimento profissional de todos os envolvidos no desenvolvimento do Provoc e os resultados alcançados, o programa serviu de modelo para a nacionalização da iniciação científica no Ensino Médio através das Bolsas do Programa Pibic-EM do CNPq”, conta.

A última live acontece no dia 8 de julho, com o tema “Meninas e mulheres na Ciência” sendo discutido pela pesquisadora e coordenadora da Agenda Laranja do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Corina Mendes; pela pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e coordenadora da Área de Divulgação Científica na VPEIC/Fiocruz, Cristina Araripe; e pela mestranda em História das Ciências e da Saúde na COC/Fiocruz, Beatriz Belmiro. Cristiane, por fim, destaca a importância da live que traz a discussão da participação feminina nos espaços de produção do conhecimento científico. “Já tivemos bons avanços, mas ainda temos que lutar por esse espaço e pelo reconhecimento do trabalho, e a Fiocruz vem atuando nessa área com muitos projetos e precisamos expandir isso, falando da luta pelo empoderamento feminino”, afirma.

Provoc

O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para estudantes do Ensino Médio. O Programa foi criado em 1986 pela Fiocruz e, desde então, é coordenado pela EPSJV.

O Provoc é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na Iniciação, com duração de um ano, os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em Saúde. Na etapa Avançado, com duração de dois anos, o estudante desenvolve um subprojeto de pesquisa com o seu orientador, passando por todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa.

 

Acompanhe a 1ª LIVE pelo link: https://youtu.be/MQuDXaAsPYI

Confira a programação completa em: https://bit.ly/3uGLnUw

A atividade garante certificado a todos os participantes inscritos!
Para o recebimento do certificado, é obrigatório a realização da inscrição.

Faça sua inscrição pelo link: https://bit.ly/3g19bxd

Saiba mais em:  https://bit.ly/3crHgpp