Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV promove formação para trabalhadores de saúde do Piauí

Curso de Qualificação em Registros e Informações em Saúde é realizado em parceria com a Fiocruz Piauí e a Secretaria Estadual de Saúde
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 29/06/2016 14h24 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciou, no dia 27 de junho, o Curso de Qualificação Profissional em Registros e Informações em Saúde para a formação de 35 trabalhadores da área de saúde no Piauí. A formação é promovida pela EPSJV em parceria com o Escritório Regional da Fiocruz Piauí e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, com o apoio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz. O curso é oferecido pela EPSJV desde 2010 e essa é a primeira vez que é realizado fora do estado do Rio de Janeiro.

A aula inaugural do curso teve como tema "Direito à Saúde: Histórico, Desafios e Ameaças" e foi apresentada por Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz. A mesa de abertura do curso contou ainda com a participação de Regis Gomes, diretor da Fiocruz Piauí; Maria de Jesus Dias, da Secretaria de Saúde do Piauí; Sergio Munck, da EPSJV; José Ivo Pedrosa, da Universidade Federal do Piauí; e de um representante do Conselho Estadual de Saúde do Piauí.

“O curso é voltado para profissionais das redes municipal e estadual de saúde, que já desenvolvem atividades relacionadas a informações e registros, e visa qualificar esses trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de produção das informações em saúde e na organização dos serviços de registros e informações em saúde”, explica Sergio Munck, que coordena o curso junto com Fernanda Martins, da EPSJV, e Elaine Nascimento, da Fiocruz Piauí.

Segundo os coordenadores do curso, o déficit de profissionais qualificados para desempenhar atividades na área de Informações e Registros é significativo no país, o que causa “nós críticos” quanto à qualidade e ao uso dos dados e das informações na gestão e atenção e no monitoramento e avaliação das ações e serviços de saúde, com ênfase nas ferramentas epidemiológicas. “Considerando as informações em saúde como fonte de conhecimento sobre a situação de saúde de uma população, é imprescindível que elas estejam organizadas de forma a subsidiar e aperfeiçoar as ações de saúde. Para tornar isso possível, os profissionais que atuam na área de Informações e Registros em Saúde precisam ser qualificados de modo que os relatórios e indicadores produzidos sejam de qualidade e úteis para a gestão e atenção, para os usuários do SUS e para os profissionais de saúde”, destaca Fernanda.

A demanda pelo curso surgiu com o interesse das instituições formadoras do Piauí em realizar um programa de capacitação dos profissionais de nível médio da área de saúde no estado, sob o tema das Informações e Registros em Saúde. Em 2015, profissionais da EPSJV fizeram uma visita técnica ao Piauí para conhecer melhor as necessidades de formação dos trabalhadores locais. Em 2016, para a construção dos conteúdos do curso, foram realizadas oficinas com docentes da EPSJV e com profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e da Fiocruz Piauí. “Nosso objetivo é oferecer um curso adequado à realidade local, usando exemplos e exercícios que fazem parte da realidade deles. Por isso, fizemos as oficinas que tiveram uma participação muito efetiva dos profissionais do Piauí, que fizeram sugestões importantes para a adequação do curso àquela realidade”, diz Sergio, acrescentando que alguns desses profissionais devem participar do curso como orientadores locais dos alunos. Segundo ele, a proposta de construir o curso coletivamente também tem como objetivo possibilitar que, futuramente, as instituições formadoras do Piauí possam oferecer o curso regularmente.

Formação

O curso, com carga horária de 248 horas, está organizado em cinco eixos temáticos - Políticas Públicas e Planejamento em Saúde; Organização do Processo de Trabalho em Registros de Saúde; Análise da Situação de Saúde; Sistemas de Informações em Saúde e Seminários de Elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). As aulas, ministradas por professores da EPSJV, serão realizadas na sede do Ministério da Saúde no Piauí, onde está localizado o Escritório Regional da Fiocruz, e acontecem uma semana por mês em período integral. Nos momentos de dispersão entre os eixos serão utilizadas ferramentas de educação online. “A cada final de eixo, será proposto o desenvolvimento de uma atividade que será apresentada no próximo eixo para que eles possam desenvolver os conteúdos aprendidos”, explica Fernanda.

Para concluir o curso, os alunos deverão elaborar um TCC, em grupo, com o acompanhamento dos orientadores locais. O trabalho será desenvolvido em uma das quatro modalidades: cálculo e análise de indicadores de saúde; avaliação de um serviço de saúde na área de Informações e Registros; monografia sobre uma questão relevante da área de estudo; ou elaboração de um Boletim de Saúde, com dados estatísticos e epidemiológicos. Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo da formação e apresentados no encerramento do curso, previsto para outubro de 2016.

Comentários

Parabenizo todos os envolvidos, em especial por extrapolarem/ultrapassarem as dificuldades geográficas, bem como, integrarem esforços e fortalecerem as representações regionais da Fiocruz. Aproveito para perguntar se o conteúdo do curso aborda registros e informações sobre economia da saúde aplicada, em especial aos custos e alocação de recursos. Grande Abraço, Joyker.